Arquivo

O arrependimento do vice Werner, uma correção

Na série de entrevistas especiais com o primeiro escalão de governo, que a Secretaria de Comunicação produziu e enviou às emissoras de rádio e tv, jornais e sites de notícias, ficaram para o final as feitas com o vice-prefeito e o prefeito.

Antecede à do Chefe do Executivo, Valdeci Oliveira, a realizada com o vice e atual secretário de Finanças, Werner Rempel. Feita pelo jornalista do Gabinete, Tiago Machado, afora as questões mais óbvias, traz pelo menos uma grande novidade: Rempel disse “Não” três vezes ao convite para assumir a atual pasta. Aceitou na quarta tentativa de Valdeci. E, passados seis meses, confessa seu arrependimento.

Por que, hein? Descubra, lendo a própria entrevista, da qual reproduz-se, a seguir, alguns trechos:

“No final de junho deste ano, o Prefeito Valdeci Oliveira convidou o Vice-Prefeito e então Secretário Geral de Governo, Werner Rempel, para uma reunião extraordinária no Gabinete do Centro Administrativo. Com a mão no cavanhaque e sem rodeios, como de costume, o prefeito fez a Werner o convite mais desafiador da sua carreira política de 26 anos, e que incluiu uma passagem de 12 anos pela Câmara de Vereadores: assumir a complexa Secretaria de Finanças, responsável pela elaboração e execução do orçamento municipal e por garantir o pagamento em dia dos funcionários municipais, um compromisso da administração atual. Adaptado na época à Secretaria Geral de Governo, Werner recusou três vezes o convite, mas, disciplinado, aceitou o pedido do prefeito depois de mais algumas reuniões no Gabinete.
Seis meses após o “sim”, o Vice-Prefeito só se arrepende de não ter aceito o convite na primeira vez. As razões não são difíceis de apontar. O cenário financeiro preocupante do início do segundo semestre foi revertido, os salários continuaram sendo pagos em dia, assim como o 13º, e a arrecadação recebeu um fôlego com lançamento do Programa de Pagamento Incentivado (PPI). Mas para Werner o maior saldo do período nas Finanças não foram os números. Para ele, foi simbólica a estreita relação estabelecida com os servidores do quadro da Secretaria, que, inclusive, no último dia 2 de janeiro, data de seu aniversário, homenagearam-lhe com um presente na Prefeitura. Na entrevista abaixo, concedida à Secretaria de Comunicação Social, o Vice-Prefeito também avalia as ações da administração ao longo de 2005, fala da sua relação com o Prefeito Valdeci Oliveira e das dificuldades que é ser ao mesmo tempo Vice-Prefeito, Secretário de Finanças, médico e pai de família.
SeCom – Qual a avaliação que o senhor faz do primeiro ano de governo desta administração, onde acumula o cargo de Vice-Prefeito e Secretário de Finanças e onde também exerceu a função de Secretário Geral de Governo até julho?
Werner Rempel – O primeiro e principal aspecto que devemos destacar é o fato de que o Prefeito Valdeci conseguiu imprimir à administração uma nova cultura, que é a cultura do trabalho em equipe. E além desta nova cultura também tivemos a oportunidade, fruto da visão do prefeito, de ampliar o governo para além dos partidos da Frente Popular. Na medida em que o prefeito trouxe para o Executivo pessoas de reconhecida capacidade e inserção na comunidade, ele fez com que o nosso governo seja capaz de alçar vôos maiores exatamente por representar melhor a cidade como um todo.
Penso que se pudéssemos comparar o primeiro ano do nosso governo à atividade de um agricultor, poderíamos dizer que 2006 foi o ano da capina, da limpeza do terreno e também já da semeadura em alguns aspectos. Em diversos aspectos, como com o andamento dos projetos do Banco Mundial e do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, que foi aprovado neste ano pela Câmara, nós preparamos a cidade para o futuro. Certamente que isso, no decorrer do tempo, dará à administração uma colheita que não será outra coisa que não os avanços de que a cidade precisa.

SeCom – Como os dois superam as naturais divergências de opinião dentro do governo?
WR – As divergências acabam ocorrendo, mas jamais chegam aos extremos. Até porque a minha compreensão é de que devo ser o auxiliar mais comprometido com o prefeito. Nenhum dos outros auxiliares do prefeito deve ser tão comprometido quanto o seu vice. E do ponto de vista da hierarquia da prefeitura, é sempre bom lembrar que o vice-prefeito está abaixo do prefeito, e portanto, o vice-prefeito tem de ter o bom-senso de, numa disputa mais acirrada, retirar o time de campo em favor do prefeito.
SeCom – Como está sendo o trabalho do senhor de, junto com o líder do Governo, Vilmar Galvão, fazer a relação do Executivo com a Câmara de Vereadores?
WR – A relação com a Câmara de Vereadores começou quando eu estive na Secretaria Geral de Governo no primeiro semestre, visto que a pasta tem exatamente a função de fazer este elo com a Câmara. No segundo semestre, já na Secretaria de Finanças, a relação continuou existindo porque existem questões de interface direta da pasta com a Câmara, como, por exemplo, o Orçamento do município. Isso acaba estimulando uma …


PARA LER a íntegra da entrevista, acesse a página da prefeitura na Internet, no endereço www.santamaria.rs.gov.br

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo