Arquivo

Obras são eleitoreiras, sim. Mas não ilegais

Não há um só governo que queira abrir mão do poder. De que país for. E mais: “está para nascer o governo que decida privilegiar adversários em prejuízo de si mesmo e de seus aliados.” Mas há dúvidas sobre a eficácia da estratégia, do ponto de vista eleitoral.

Quem diz isso é a cientista política Lúcia Hippolito, em seu comentário, nesta quinta-feira, na rádio CBN, e que é reproduzida na página de Ricardo Noblat, na Internet. Confira:

“Ninguém abre mão de se manter no poder
O governo Lula tem 30 bilhões de reais para gastar nos próximos seis meses.
Várias obras estão programadas. Algumas muito urgentes, outras nem tanto. Mas todas importantes em ano eleitoral.
A oposição esperneia, alegando que são obras eleitoreiras, realizadas com o único objetivo de ajudar na campanha de reeleição do presidente Lula.
É isso mesmo. São obras eleitoreiras sim, e não há nada de ilegal nisso. Nas democracias representativas, políticos são eleitos. E mais: políticos adoram ser reeleitos.
Nenhum governo deixa de usar todos os instrumentos à sua disposição para se manter no poder e ajudar os aliados. Bobagem pensar que poderia ser diferente.
É assim que a banda toca, seja aqui, nos Estados Unidos ou na Cochinchina. Em ano eleitoral, governo libera recursos para ajudar a si e aos seus aliados, e dá umas migalhas para a oposição. Está para nascer o governo que decida privilegiar adversários em prejuízo de si mesmo e de seus aliados.
É assim mesmo. Não há nada mais parecido com um partido no poder do que outro partido no poder. Não há nada de imoral nisso. Quando o governo virar oposição e a oposição virar governo, vai acontecer a mesma coisa.
O que é importante é que, garantida a alternância no poder, alternam-se também os grupos atendidos.
A atual oposição, principalmente PFL e PSDB, não tem do que reclamar. Foi amplamente beneficiada nos dois mandatos de Fernando Henrique – e nem assim elegeu o sucessor de Fernando Henrique.
Da mesma forma …
”

QUEM DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando a página de Ricardo Noblat na Internet, no endereço www.noblat.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo