Arquivo

Quem é a nova secretária de Proteção Ambiental

Pouca gente conhece a nova titular da secretaria de Proteção Ambiental. Embora tenha nascido e se formado em Santa Maria, Ester Fabbrinn desenvolveu sua vida profissional longe da cidade. Há sete anos é servidora pública estadual, na Secretaria de Agricultura, pela qual foi cedida, agora, ao município.

A propósito disso, em reportagem assinada pela jornalista Elisa Pereira, na sua edição desta quinta-feira, data da posse da nova secretária, A Razão (www.arazao.com.brmostra um pouco mais desta, é preciso dizer, desconhecida da comunidade local.

Leia, a seguir, o texto publicado pelo jornal:

“Outra mulher no governo
Ingresso de Ester Fabbrin amplia para três o número de representantes do sexo feminino no primeiro escalão
Como havia antecipado o jornal A Razão com exclusividade ainda no final de novembro, a substituta de Heitor Peretti na Secretaria de Proteção Ambiental é a engenheira florestal Ester Olivia Fabbrin que será empossada hoje, às 9h30, na sala 3 do Hotel Itaimbé. A posse ampliará para três a quantidade de mulheres no primeiro escalão do governo municipal, número ainda baixo para um total de 21 cargos, sendo 19 deles de secretario, um de chefe de gabinete e outro de procurador.
Além de Ester, atualmente ocupam postos chave na administração municipal a secretária de Assistência Social e Cidadania, Eva Borba, e a procuradora geral, Anny Desconsi. Passaram ainda pelo governo Valdeci Oliveira em cinco anos, incluindo o primeiro mandato, Gecira di Fiori e Misiara Oliveira, ambas ex-secretárias de Assistência Social, Adriana Cipolatto, que esteve a frente da Secretaria de Administração e permaneceu na função quando a pasta foi fundida com a de Recursos Humanos, e Ilse Melo, que foi secretária de Saúde e por um breve período também titular da Assistência Social. Outras duas mulheres que mesmo não estando no primeiro escalão têm espaço administrativo e político de destaque no governo são as diretoras gerais das Secretarias de Planejamento, Marian Moro, e de Saúde, Sueli Barrios.
“Acho que o prefeito não me escolheu para função por eu ser mulher, mas essas políticas afirmativas são sempre importantes. Temos potencial para assumir qualquer cargo”, comentou ontem a nova secretária.
Ester Fabbrin disse que pretende dar continuidade a estruturação da Secretaria de Proteção Ambiental e andamento aos projetos que tratam do gerenciamento de resíduos sólidos na cidade. Como engenheira ambiental, tem também por objetivo dar prioridade para projetos de arborização do município e de educação ambiental. “Sempre tive vontade de poder tentar fazer alguma coisa pela cidade onde nasci e escolhi viver e trabalhar. Agora terei essa oportunidade”, destacou.

O perfil
Ester Olivia Fabbrin tem 45 anos. É engenheira florestal formada pela Universidade Federal de Santa Maria e servidora pública estadual da Secretaria da Agricultura há sete anos. Até ser convidada para o novo cargo trabalhava no Departamento de Produção Vegetal da Coordenadoria Regional da Secretaria Estadual da Agricultura. Para poder assumir como secretária municipal a engenheira precisou ser antes cedida pelo Estado para atuar na Prefeitura.
Ela já foi Supervisora de Praças, Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente de Porto Alegre entre 1989 e 1993, na gestão do então prefeito Olívio Dutra.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores, Ester Fabbrin é uma das fundadoras da sigla em Santa Maria. A amizade com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone,/B>, e a boa relação com o ex-titular da pasta de Proteção Ambiental, Heitor Peretti, é apontada por fontes petistas como fatores que contribuíram para sua escolha para função.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo