Arquivo

As empresas de Santa Maria que estão na mente dos gaúchos

O jornal A Razão publicou, na sua edição desta sexta-feira, reportagem especial focalizando as empresas daqui que se destacaram na pesquisa Top of Mind (e essa é séria, ao contrário das picaretagens que tiram dinheiro dos incautos, como já se escreveu aqui), realizada pela revista Amanhã.
Obviamente, o enfoque do veículo foi no sentido de dar justo destaque à sua própria conquista. Afinal, foi o único jornal santa-mariense citado pela revista como lembrado pela população. Mas, além dele, também várias outras instituições locais mereceram destaque.
Leia, a seguir, a íntegra da reportagem:

“A Razão está na mente dos gaúchos
Jornal foi o único da cidade a ser lembrado pelos entrevistados que responderam a pesquisa Top of Mind
Por anos consecutivos, A Razão é o único jornal da cidade e região a ser lembrado pelos gaúchos, na pesquisa Top of Mind, encomendada pela Revista Amanhã à empresa Segmento Pesquisas de Marketing. O Jornal ficou com a nona colocação no ranking de todos os jornais mais lembrados editados no Estado do Rio Grande do Sul.
A pesquisa Top of Mind registra as marcas mais lembradas, citadas em primeiro lugar, de forma espontânea, pelos entrevistados, que são classificados como consumidores, de acordo com a estratificação social. Os questionários aplicados contêm questões abertas e os pesquisados são estimulados a citar a marca após enunciação de categoria de produto. Além do Jornal A Razão, outras empresas de Santa Maria e da região Centro do Estado aparecem no resultado da pesquisa. A Planalto é a 17ª empresa mais lembrada pelos gaúchos. No segmento “Empresas preocupadas com o meio ambiente” aparecem a Vontobel Participações (Vonpar), com a 6ª colocação, e a Expresso Medianeira, em 15º lugar no Rio Grande do Sul. Já no segmento de transportadoras, a Expresso Mercúrio é a primeira mais lembrada pelos gaúchos, enquanto a Planalto Transportes aparece na segunda colocação e entre as grandes empresas gaúchas na mente dos entrevistados.
Ainda no segmento dos veículos de comunicação social, a Rádio Medianeira AM aparece entre as citadas. “”É sempre uma satisfação estar entre os melhores e mais lembrados de Santa Maria”, comemora Luis Ademir de Oliveira, diretor da emissora.
No segmento massas, a Corrieri, empresa com mais de 50 anos de atuação em Santa Maria, ficou com a terceira colocação. Para o diretor comercial da Corrieri, José Roberto Denardin, obter o terceiro lugar significa reconhecimento. “Isso é resultado de um trabalho que começa na fabricação, conta com a dedicação dos funcionários, com o trabalho da direção e com o valor da nossa equipe de representantes. E, sem dúvida, o consumidor é o fator mais importante para que pudesse ser atingido esse estágio”, afirma José Roberto Denardin, referindo-se ao resultado da Top of Mind. O diretor Comercial da Corrieri, salienta que a marca foi se consolidando aos poucos e que, a cada ano, um novo índice foi alcançado na pesquisa, sempre superando o resultado dos anos anteriores.
Outra empresa tradicional de Santa Maria que foi lembrada pelos gaúchos foi a Lojas Eny, sétima posição no ranking das lojas de calçados. Ainda no ramo de lojas, a Walter Beltrame aparece entre as 16 mais lembradas no segmento material de construção.
No segmento supermercados, a Rede Vivo obteve a décima primeira colocação entre as marcas mais lembradas em todo o Rio Grande do Sul. Luiz Brandão, um dos diretores da rede, reconhece a importância de estar entre as empresas mais lembradas pelos gaúchos. “A marca ainda é nova. Não era esperado um reconhecimento tão rápido. Isso só nos motiva a continuar lutando. Temos consciência da importância de estar citado em uma pesquisa como essa”, destaca. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também está na mente dos gaúchos, obtendo a oitava posição no segmento universidades.
Empresas e instituições da região Centro também constam entre as mais lembradas pela pesquisa publicada na Revista Amanhã, edição número 219, de abril de 200, que já está nas bancas. A Gaudêncio, de Restinga Seca, é citada entre as cinco empresas de móveis mais lembradas. A Universidade Regional Integrada (URI), com campis em Santiago e outros municípios da região, aparece entre as cinco instituições de ensino superior mais lembradas pelos gaúchos.
A pesquisa apontou ainda a Gerdau como a grande empresa mais lembrada por todos os gaúchos. A Planalto, de Santa Maria, também aparece no ranking das grandes empresas mais lembradas no Rio Grande do Sul.

Empresas daqui na lista do Top

. A Razão é o único jornal de Santa Maria e região lembrado pelos gaúchos
. A Planalto é a 2ª empresa mais lembrada pelos gaúchos no segmento de transportadoras e também uma das citadas entre as grandes empresas gaúchas que está na mente do consumidor
. A Expresso Medianeira é a 14ª colocada no ranking das empresas mais preocupadas com o meio ambiente no Estado
. Lojas Eny, 7ª mais lembrada pelos gaúchos na categoria loja de calçados
. A Corrieri é a terceira empresa mais lembrada no segmento massas
. A Rede Vivo está entre os 11 supermercados mais lembrados
. A UFSM é oitava universidade mais citada na pesquisa
. A Rádio Medianeira AM aparece no ranking do segmento de emissoras de rádio
. A Expresso Mercúrio é a mais lembrada no segmento transportadoras
. A Vontobel Participações (Vonpar) aparece como a 6ª empresa mais preocupada com o meio ambiente
. A erva-mate Raízes aparece em nono lugar no seu segmento
. A Walter Beltrame é a 16ª mais lembrada loja do segmento material de construção
. A Móveis Gaudêncio, de Restinga Seca, é a 5ª mais lembrada no segmento fábrica de móveis
. A Universidade Regional Integrada (URI), que tem campus em Santiago, é a 5ª mais lembrada entre as instituições de ensino superior
Fonte: Segmento Pesquisas de Marketing e Revista Amanhã

Um estímulo para as empresas crescerem mais

Empresa tradicional de Santa Maria, a Corrieri obteve a terceira colocação no segmento massas na pesquisa encomenda pela Revista Amanhã, cuja edição já está nas bancas. A notícia da boa posição do grupo local tem uma explicação para o diretor José Roberto Denardin.
“A (pesquisa) Top of Mind confirma que a preocupação com a qualidade dos produtos feitos pela Corrieri é reconhecida pelo consumidor”, diz o empresário. Denardin diz ainda que a lembrança da empresa pelos gaúchos estimula a Corrieri a continuar investindo e buscando novos mercados.
Outro grupo que tem motivos de sobra para comemorar é a Rede Vivo, do segmento de supermercados. “A marca ainda é nova. Não era esperado um reconhecimento tão rápido”, afirma Luiz Brandão, diretor da Rede Vivo. Segundo ele, a colocação do grupo entre os mais lembrados no segmento estimula “a continuar lutando”. “Temos consciência da importância de estar citado em uma pesquisa como essa”, reconhece Brandão.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo