Arquivo

Coluna Observatório: a seção “Luneta”

Zum-zum-zum nas esquinas internas da Câmara de Vereadores. Cresce de tom, mas ainda não é audível, exceto em ambientes fechados, uma queixa de servidores permanentes da casa.

Há, diz a rádio-corredor, um número absolutamente dispensável de estagiários no Parlamento. Com uma ou outra exceção, fala-se, sem qualquer vínculo com a função que exercem. Com o que, alguns viram “office-boy” (ou “girl”), simplesmente.

Seriam cerca de 30 os estudantes nessa condição, significando 25% da força de trabalho da Câmara. Na prática, são CCs dos vereadores, por conta de apoios políticos na hora da eleição da Mesa, entre outros compromissos eleitorais.

Perguntinhas impertinentes: quem fiscaliza isso tudo? Há limites? As instituições que avalizam as contratações verificam se os estagiários estão mesmo estagiando? Ou não dão a mínima bola?

Anita Costa Beber e Misiara Oliveira vão a Portugal em maio. Pelo menos a aprovação para a viagem foi aprovada por seus pares.

Não se discute, aqui, o mérito das turnées. Elas podem até fazer sentido. E tudo indica que façam. Então, por que tudo foi decidido (e unanimemente, registre-se) numa sessão relâmpago, quase escondida, como a que antecedeu a semana santa?

Antonio Carlos Jordão na Casa Civil, fazendo o meio de campo com os prefeitos, é um ganho para a região. E para Tubias Calil, que não terá nos seus calcanhares um candidato de muito respeito no Vale do Jaguari.

Rossano Gonçalves, ex-prefeito de São Gabriel, amealhando apoios brizolistas em Santa Maria. Mais um problema, de bom tamanho, para Vicente Bisogno. Ambos são candidatos a deputado estadual, pelo PDT.

Economia também tem espaço, aqui. As tradicionais Casas Eny se expandem, discreta mas efetivamente. Em seguida, mais três unidades (além da que já existe) serão instaladas na Grande Porto Alegre.

Duas delas irão para pontos em shoppings. E uma terceira, aliás a primeira a ser aberta ao público, em Cachoeirinha. É gente que faz. E se trata apenas de um exemplo. Há outros, com certeza.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo