Arquivo

Creia: julgamento final do mensalão só em 2010!

Coisas do processo e dos prazos (que, se não cumpridos, podem implicar na anulação). Não dois anos, como se disse semana passada, mas quatro. Talvez até mais. Esse é o tempo que demorará para que o Supremo Tribunal Federal termine o julgamento dos 40 indiciados pela Procuradoria Geral da República no caso do “mensalão”. Quer mais detalhes desse forrobodó jurídico? Leia, a seguir, o que escreveu, na noite desta segunda-feira, em sua página na internet, o jornalista Adão Oliveira (www.adaooliveira.com.br):

“De prazos

Juristas acreditam quea denúncia encaminhada ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral Antônio Fernando de Souza, só chegará a alguma sentença definitiva dentro de aproximadamente quatro anos.

A denuncia está embasada num inquérito criminal com 5 mil páginas, 65 volumes de anexos e 8 caixas de documentos.

Na fase preliminar (notificação e indiciamento) deverá correr em um ano e meio e a decisão do Supremo de acolher a denúncia, dois anos.

Depois, testemunhas: a Procuradoria-Geral arrolou 41 de acusação e cada um dos 40 denunciados pode arrolar oito testemunhas de defesa, totalizando 320 pessoas.

Depois, diligencias, sustentação, fora alegações finais. Os advogados podem recorrer, ainda, a medidas cautelares, propor acareações, pedir habeas-corpus e até pedir suspensão do processo.

Se o relator Joaquim Barbosa pular alguma dessas fases, o processo pode ser anulado.

Por causa disso tudo, o próprio procurador-geral Antônio Fernando de Souza poderá pedir desmembramento do inquérito sobre o caso, para tentar agilizar o processo criminal, ainda que ele esteja trabalhando em outra mega-denúncia, envolvendo Gilberto Carvalho, Paulo Okamoto, familiares de Lula, Daniel Dantas, Roberto Teixeira e outros tantos.

Há quem aposte que o episódio Celso Daniel poderá estar no mesmo volume. Seria a complementação do que o procurador-geral já chamou de quadrilha.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo