Arquivo

Na justificativa, Galvão lembra (bem) Circe

O projeto que limita os gastos com diárias no Legislativo não é exatamente uma novidade. Afinal, foi bandeira de luta da hoje ex-vereadora Circe Rocha, nos quatro anos em que exerceu mandato. Esse fato é lembrado por Vilmar Galvão que, pensa este jornalista, faz justiça a uma parlamentar que sempre disse a que veio. E, talvez por isso, entre outras razões, tenha desistido de tentar mais um mandato na Câmara.

Leia a seguir, na íntegra, a Justificativa aposta ao projeto de Galvão:

“Esta proposição não se apresenta como novidade, uma vez que esta Casa Legislativa na legislatura passada através do mandato da Vereadora Circe Rocha apreciou e rejeitou durante os quatro anos em que esta esteve no parlamento santa-mariense, que em sua exposição de motivos cita os seguintes pareceres:

Parecer exarado pelo Instituto Gama de Assessoria a Órgãos Públicos em relação a uma consulta feita por esta Casa em agosto de 2001“as diárias concedidas aos Vereadores Municipais possuem, no ordenamento jurídico pátrio, caráter indenizatório, sendo que deve ser fundamentalmente observado a finalidade pública da sua concessão”.

Sobre o mesmo documento, podemos citar o parecer da auditora Rosane Hgeineck Scmitt, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, sobre os procedimentos pertinentes à matéria: “As diárias são pagas aos agentes políticos e servidores quando, eventualmente, se deslocam a. serviço do centro de suas atividades, ou seja, se efetivamente se constituem em indenização, tendo caráter transitório. Segundo o entendimento consolidado desta Casa, ancorado na opinião dos doutrinadores pátrios, tem-se que as diárias são indenizações de despesas feitas, dependendo sua fixação de ato próprio e, sendo utilizadas, deve ser comprovada a adequação entre o uso e a finalidade, pena de caracterizar-se o vício, insanável, do desvio da finalidade”.

A presente proposta busca dar transparência aos gastos da Casa com diárias, propomos que os valores pré-estabelecidos como diárias sejam substituídos por uma indenização pelos gastos com alimentação, hospedagem, transporte e inscrições em cursos e eventos.

Diante do exposto, contamos com a apreciação e aprovação deste projeto por todos os pares desta Casa.

Santa Maria, 24 de abril de 2006.

Ver. VILMAR TEIXEIRA GALVÃO – PT
Líder do Governo”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo