Arquivo

A sucessora? O presidente deita falação aos argentinos. E deixa Dilma e Marta na expectativa

Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, é a candidata de Luiz Inácio Lula da Silva à própria sucessão. É o que se imagina, com todos os sinais dados pelo atual ocupante da principal cadeira do Palácio do Planalto. Até a orienta no sentido de sentir “o gosto do povo”, participando de campanhas eleitorais Brasil afora, com especial ênfase para o Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, por exemplo, esteve há dez dias.

 

Aliás, a sensação de que Dilma é a favorita surge, inclusive, da entrevista dada ao jornal Clarin, de Buenos Aires. Em que disse (leia mais abaixo) que seu sucessor será, provavelmente, uma mulher. Mas, será mesmo Dilma? Há quem aposte que, talvez, não.

 

Quem seria? Ora, Marta Suplicy (na foto da Agência Brasil). Se a ex-esposa do senador vier a vencer a eleição para a prefeitura de São Paulo, muito provavelmente se cacifa para um jogo maior. Que pode ser o governo paulista. Ou, quem sabe, à Presidência. Se bem que Lula não quer. Ou quer, e não diz? Ou não diz, não quer, mas talvez seja o melhor nome?

 

Ninguém sabe, a rigor. Exceto o próprio Lula. Enquanto as duas mulheres ficam na expectativa, confira o que o Presidente disse ao jornal de Buenos Aires, a capital daquele país que o goleiro Júlio César, da seleção brasileira, sugeriu que Lula pudesse morar. Acompanhe:

 

“É bem possível que meu sucessor seja mulher”, diz Lula ao “Clarín”

 

Em entrevista exclusiva publicada nesta segunda-feira, o presidente Luis Inácio Lula da Silva diz ao jornal argentino “Clarín” que vai escolher seu sucessor e “é muito possível que seja uma mulher”, sem citar nomes.

 

O presidente disse ainda confiar que vai eleger seu sucessor, porque acredita que o país chegará a 2010 – ano das eleições, em uma situação muito confortável.

“Quem quer que seja meu sucessor vai ter um problema sério: terá que fazer mais que um metalúrgico. Não poderá passar a história como alguém que fez menos que um torneiro mecânico”, disse Lula, ao comentar sua sucessão.

 

Lula disse ainda que foi criada uma nova classe de dirigentes na América do Sul. “Uns têm discurso mais de esquerda, outros mais de direita e outros mais ao centro. Mas é essa diversidade política e ideológica que permite construir os consensos. Sempre digo aos meus amigos presidentes da América do Sul: precisamos olhar nossa história para valorizar os avanços que já tivemos. Eu estabeleci um vínculo de amizade com os presidentes da América do Sul. Não é só uma relação de Estado para Estado”.

 

Esta é a segunda parte da entrevista de Lula ao “Clarín” -a primeira foi publicada no domingo (7)- por ocasião da visita de Cristina Kirchner ao Brasil. Na primeira parte, o presidente voltou a…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “É bem possível que meu sucessor seja mulher”, diz Lula ao “Clarin”, da BBC Brasil, reproduzida na versão online da Folha de São Paulo.

Leia também a reportagem “Lula diz ao ‘Clarín’ que registrará em cartório o que fez e entregará ao sucessor”, no G1, o portal de notícias das Organizações Globo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo