Arquivo

Sem novidades. Mais um mensaleiro absolvido

A Câmara dos Deputados, agora há pouco, cometeu a nona absolvição, desde que iniciou o escândalo do Mensalão. O beneficiado de hoje foi o parlamentar paulista, do PT, José Mentor. Para cassar seu mandato, como recomendava o Conselho de Ética da Casa, eram necessários 257 votos. Faltaram 16. Foram 241 votos pelo afastamento. Pela absolvição, votaram 175. Houve oito abstenções, dois votos nulos e seis em branco.

O quorum foi baixo, o que facilitou os que pretendiam, e conseguiram, livrar a cara do colega. Havia 447 presentes à Câmara, mas 15 não apareceram para votar. Ah, o total de parlamentares é 513. Portanto, 66 sequer se apresentaram no prédio, quiçá em Brasília.

Então… o que resta é ler o texto postado, às 20h33 desta noite, pelo jornalista Ricardo Noblat, em sua página na internet (www.noblat.com.br), quando o resultado (e não o placar, ainda) já estava definido.

“Câmara garante mandato de Mentor

A Câmara não decepcionou. Acaba de absolver o deputado José Mentor (PT-SP). A apuração ainda está em curso, mas não é mais possível se chegar aos 257 votos mínimos necessários para cassar o mandato de Mentor.

Ele foi acusado de receber R$ 120 mil de Marcos Valério. Alegou que o dinheiro foi pagamento de um serviço que seu escritório de advocacia de São Paulo prestou à 2S Participações, empresa ligada a Valério.

O Conselho de Ética havia recomendado a cassação do deputado depois de derrubar o relatório de Edmar Moreira (PFL-MG) que pedia a absolvição. Mas o plenário, mais uma vez, contrariou o conselho e livrou a cara de Mentor.

Ele é o nono deputado absolvido desde o início do escândalo do mensalão em junho do ano passado. Mentor se junta a outros oito colegas absolvidos: João Paulo Cunha (PT-SP), João Magno (PT-MG), Wanderval dos Santos (PL-SP), Pedro Henry (PP-MT), Professor Luizinho (PT-SP), Roberto Brant (PFL-MG), Romeu Queiroz (PTB-MG) e Sandro Mabel (PL-GO).

Foram cassados até agora somente três: José Dirceu (PT-SP), Pedro Correa (PP-PE) e Roberto Jefferson (PTB-RJ).
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo