Arquivo

Atual e ex-reitor consultam comunidade científica nacional. Assunto? Futuro do Inpe em SM

A Universidade não desiste – e faz muito bem – de ter instalada, no seu interior, a antena de rastreio de satélites, fundamental para o prosseguimento pleno das atividades do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, um braço do Instituto Nacional de Pesquisas, o Inpe.

A mobilização conta com a adesão aguerrida, é bom que se destaque, do atual, Clóvis Lima, e do ex-reitor da UFSM, Paulo Sarkis. Se estiveram divididos no pleito que definiu a nova direção da instituição, estão unidos – o que é bom para a cidade – na luta pela manutenção e ampliação dos investimentos já feitos aqui.

Entre os aliados, o deputado estadual Estilac Xavier, que é engenheiro formado pela UFSM e tenta, por seu lado, influenciar também politicamente para uma decisão diversa daquela anunciada no início de maio, no campus da UFSM, pelo diretor nacional do Inpe, Gilberto Câmara.

Entre as atitudes para tentar mudar a determinação que teria sido tomada por Câmara está a consulta que é feita pelos dois (o atual e o ex) reitores da UFSM, como conta o repórter Fabrício Minussi, em matéria publicada no jornal A Razão, nesta sexta-feira. Veja:

”Queda-de-braço no Inpe
Direção paulista e lideranças regionais medem forças na formatação do programa espacial

O futuro do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe) em Santa Maria, bem como das instalações do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRSPE) pode ter sido anunciado no dia 2 de maio pelo diretor nacional do instituto, Gilberto Câmara, mas o quadro desenhado durante reunião com representantes da comunidade regional ainda pode sofrer alterações. É nesse sentido lideranças da região estão articulando. A novidade fica agora por conta de uma consulta que o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Sarkis, e o atual reitor da instituição, Clóvis Lima, estão realizando com expressivos nomes da comunidade científica nacional.

O objetivo seria reunir documentação e uma série de pareceres para reforçar, sob o ponto de vista estratégico, a instalação de antenas de rastreio de satélites em Santa Maria. O investimento já havia sido recomendado pelo Gabinete da Chefia da Casa Civil da Presidência da República, para Santa Maria e Manaus, mas foi desconsiderado pelo direção Nacional do instituto, que argumentou o fato da base em operação em Cuiabá, Mato Grosso, já opera informações geradas a partir de satélites utilizados dentro do Programa Espacial Brasileiro.

Já o deputado estadual Estilac Xavier (PT) fez um alerta. Ele afirma que questões pontuais quanto aos convênio do Inpe com a UFSM e CRSPE ainda não estariam resolvidos. “A questão do clima está ok. Engenharia, está parcial, o trabalho ainda não foi concluído. Já a estação terrena sequer foi iniciada. Existe um conjunto de propostas entregues ao Ministério da Ciência e Tecnologia no início do ano que não estão sendo tratadas no âmbito local”, assinalou o deputado. Estilac entregou recentemente ao ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, recurso pedindo a dissolução do Comitê de B uscas nomeado pela direção do Inpe que está processando a substituição do atual diretor da unidade em Santa Maria,…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta sexta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo