Arquivo

E agora, essa: um “ECAD” para os cineclubes?!

Pois é o que parece. Não bastasse, para atazanar a vida dos produtores culturais e as diversas associações recreativas (inclusive salões paroquiais e entidades de bairro), que realizam muitas vezes shows musicais sem fins lucrativos e ainda assim têm que pagar o ECAD, surgiu também uma entidade que pode inviabilizar os cineclubes – cuja missão é fomentar o interesse pelo cinema, sem que isso signifique lucrar com a atividade.

A frase foi longa até demais (desculpa, internauta), mas foi sem fôlego que li a notícia que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta quarta-feira. Diz, ali, que uma tal de “Adepi”, cuja sede é em São Paulo, quer cobrar direitos autorais nas exibições de filmes por cineclubes. Não é demais?!

Confira você mesmo, na reportagem:

”Cineclubes de SM estão ameaçados
Associação de Defesa dos Direitos Autorais quer proibir a exibição dos filmes na cidade

Se você é daqueles que não perde a oportunidade de assistir a um bom filme e debatê-lo com profissionais qualificados e gratuitamente, pode está perdendo seu espaço. É que os cineclubes de Santa Maria podem estar ameaçados de não poderem exibir seus filmes. No início de dezembro do ano passado a Associação de Defesa dos Direitos Autorais (Adepi), com sede em São Paulo, informou a coordenação do Cineclube Lanterninha e Cineclube da Unifra que eles estariam proibidos de realizarem a exibição dos filmes, por não terem autorização de veiculação.

De acordo com o vice-presidente da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), Luis Alberto Cassol, integrante da coordenação do Cineclube Lanterninha Aurélio, a alegação da Adepi é inconsistente.“Temos um acervo próprio filiado ao Conselho Nacional de Cineclube e a nossa finalidade é debater os filmes com o público. Primeiramente nós apresentamos os filmes, em seguida exibimos e depois abrimos o debate. Não cobramos ingresso para isso, pois nossa função não visa o lucro e sim fomentar a discussão através do cinema”, explica.

De acordo com o secretário de Cultura, Humberto Gabbi Zanatta, esse é um assunto superado, já que os cineclubes são diferentes de uma sala de cinema e possuem fins estritamente culturais. “Assim que a Adepi nos contactou via telefone, argumentamos que éramos um cineclube sem fins lucrativos e, em seguida, levamos a discussão para a diretoria da Cesma”, comenta Paulo Teixeira, assessor de comunicação da Cesma. Em todo o país são 192 cineclubes inscritos no CNC, em Santa Maria existem apenas dois em funcionamento: O Cineclube Lanterninha Aurélio e o Cineclube da Unifra, ambos com a mesma finalidade. Na região existem vários outros como em…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo