Arquivo

Jobim vai a Santiago, diz que reforma política pode sair em 2007 e não será vice de Lula

O ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, o santa-mariense Nelson Jobim, que estará na cidade nesta terça-feira, onde faz palestra no “Meio Dia em Pauta”, da Cacism, e recebe a medalha “Coração do Rio Grande” (leia a nota imediatamente anterior a esta), fez a abertura, nesta segunda, da Semana do Parlamento Municipal, em Santiago.

Jobim foi entrevistado pelo repórter Jones Diniz, da sucursal do jornal A Razão, naquela cidade e explicou que há a possibilidade de votação da reforma política, mas apenas no ano que vem. E declarou, mais uma vez, que “não existe possibilidade” de ele vir a ser o candidato a vice-presidente da República de Lula, do PT.

Confira, a seguir, trecho do material publicado por A Razão nesta terça-feira:

”Jobim abre Semana do Parlamento
Ex-ministro esteve ontem em Santiago e falou, com exclusividade para A Razão, sobre reforma política e eleição

O ex- ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, fez a abertura ontem da sétima Semana do Parlamento Municipal quando manifestou sua satisfação de estar em Santiago depois de um longo tempo sem visitar a região. O ex-ministro, falou sobre a reforma política, mostrando a vinculação existente entre a conduta do parlamentar com o processo eleitoral. Defendeu um processo eleitoral modelo para dirimir as dificuldades existentes, uma vez que atualmente as disputas eleitorais parlamentares são sempre individualizadas, o voto é individualizado, não há votação de partido e as pessoas disputam entre si, o que determina, na opinião de Nelson Jobim, uma dificuldade imensa de financiamento no custo brutal de campanha que acaba depreciando a vida pública.

Em entrevista exclusiva ao Jornal A Razão, o ex-ministro foi objetivo em suas respostas quando questionado sobre a reforma política, disse apenas que há um Projeto na Câmara dos Deputados o qual espera que seja discutido e votado, o que deverá ocorrer somente no ano que vem. De acordo com ele, só se poderá pensar em reforma eleitoral somente em 2007 após a realização das eleições gerais.

A reforma política, de acordo com os estudos de direito constitucional, compreende: a organização dos poderes, o que envolve o regime de governo; a estrutura do Estado, que é federação; os sistemas eleitoral e partidário; e, finalmente, um tema moderno, que é a defesa nacional e segurança pública. A palestra do ex-ministro Jobim, foi prestigiada por autoridades civis, militares, acadêmicos da URI, representantes da comunidade que lotaram o plenário da Câmara. O evento, que foi confirmado na sexta-feira à tarde, levou o parlamento a realizar a sessão ordinária no período da manhã de ontem possibilitando a presença de Nelson Jobim…

A Razão – O que o senhor pretende fazer depois de presidir o Supremo Tribunal Federal?
Jobim – Estou voltando à advogacia com escritório em Brasília, volto à minha atividade profissional antiga, de 20 anos atrás e volto também a catedrar na Universidade…

A Razão – Como o senhor analisa a atual conjuntura do PMDB, especialmente a decisão de não concorrer com candidato próprio nas eleições para a Presidência da República?
Jobim – O fato do PMDB não concorrer, acho que é uma solução natural, pois o PMDB não possui um nome que possa unir e superar as divergências e os problemas locais. Com o processo de verticalização determinado pelo TSE vamos ter a inviabilidade dos acordos regionais. O RGS no entanto, não tem esse problema porque não apresenta dificuldades em ter um candidato nacional, o que não acontece em outros Estados, como Santa Catarina, São Paulo…

A Razão – Há possibilidade do senhor concorrer como vice do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva?
Jobim – Sobre isso eu digo que não há nenhuma. Vejo a inviabilidade do PMDB em apresentar candidato nacional o que evidentemente inviabiliza também qualquer tipo de aliança, por isso não pretendo de forma nenhuma concorrer.”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem e da entrevista, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, que está nas bancas nas primeiras horas da manhã desta terça-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo