Arquivo

Os povos que formaram Santa Maria

É incrível a variedade de etnias que formou este município que chega, nesta quarta-feira, 17 de maio, aos 148 anos de emancipação político-administrativa. É o que mostra material especial publicado nesta quarta-feira pelo jornal A Razão, que compôs um mosaico de entrevista com representantes das mais variadas expressões que ajudaram a compor a população desta cidade. Confira, a seguir, o texto que abre o trabalho dos repórteres do jornal:

”As várias etnias de Santa Maria
Vindos de diversos países, em busca de fortuna ou de uma vida sem perseguições, os imigrantes fizeram a história do município

Desde o início da formação do povoado que originou Santa Maria, a presença de colonizadores europeus é registrada. Segundo João Belém, em seu livro História de Santa Maria, no final do século XVIII, data em que se estabeleceu, onde hoje é a rua do Acampamento, a expedição da Comissão Demarcadora, já existiam açorianos vivendo no centro do Estado.

Os negros africanos começaram a chegar em maior número com o desenvolvimento das charqueadas e chegaram a representar metade da população rio-grandense em 1822. Eram em sua maioria originários de Angola. Grande parte dessa população foi dizimada na Guerra do Paraguai e na Guerra dos Farrapos, chegando a cair para 25% do total da população da província em 1858.

Preocupado com a escassez de habitantes e a cobiça dos países vizinhos sobre o Sul do Brasil, o Imperador Dom Pedro I resolveu atrair imigrantes para a região, optando por alemães, conhecidos por serem trabalhadores e guerreiros. A população do interior do Estado era então formada, em sua maioria, por estancieiros e seus escravos. Mais de 30 mil alemães chegaram ao sul do Brasil, sendo responsáveis pela instalação as primeiras indústrias no Rio Grande do Sul.

Imigrantes italianos também se estabeleceram no centro do Estado. Suas atividades eram basicamente agrárias, em pequenas propriedades, e artesanais. Aos poucos pequenos empreendimentos familiares começam a fomentar o crescimento da indústria, principalmente nos setores de alimentos, tecidos, móveis e calçados.

No final do século XIX e início do século XX, começam a chegar ao Brasil imigrantes vindos da região da Síria (onde atualmente é o Líbano), motivados pela perseguição religiosa. Em Santa Maria, os primeiros libaneses concentravam suas atividades produtivas no comércio, mantendo armazéns para…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, e os demais textos que a compõem, inclusive depoimentos de descendentes dos imigrantes ou de gente que criou esta cidade, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, que circula às primeiras horas da manhã.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo