Arquivo

Coluna Observatório: “PPP de gabinete”

O Processo de Participação Popular – mais conhecido como Consulta Popular – já significou mais de R$ 29 milhões para a região central, dos quais R$ 7 milhões, em números redondos, para Santa Maria. Não é pouca coisa, é necessário ressaltar e enaltecer.

Trata-se de uma proposta que permite, na origem, a presença da comunidade na destinação dos recursos orçamentários. Pena que a participação efetiva sempre tenha sido limitada. Inclusive porque a eleição das idéias a serem inscritas no orçamento do Estado se deu, como em 2005 por exemplo, em um dia de trabalho, dificultando efetivamente a “participação popular”. Aliás, neste ano será igualzinho: 28 de junho, data para a votação, é uma quinta-feira. Logo…

Além disso, a própria elaboração das emendas a serem levadas ao crivo da população, neste 2006 ficou restrita a uma comissão composta por servidores públicos vinculados ao governo estadual. Onde está o “povo” nessa discussão?

Aliás, frise-se que, em nível municipal, Santa Maria não está seguindo a orientação do Conselho Regional de Desenvolvimento, presidido por Antonio Carlos Jordão. Com o que, mais uma vez, os benefícios serão tooodos para obras que, na prática, já deviam constar do orçamento, como iniciativa do governo. Pena. Pena mesmo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo