Arquivo

Confirmados Rosa, Tubias, Cechin e Farret. Todos concorrem à Assembléia

Enquanto Luiz Celso Giacomini ainda tentava entender o que aconteceu para, de repente, e misteriosamente, virar candidato a deputado federal, quando tinha tudo pronto para concorrer à Assembléia Legislativa (leia nota que virá a seguir); a seu companheiro de partido, Cláudio Rosa, sobravam motivos para comemorar.

O edil santa-mariense nunca desistiu de concorrer. E, embora não existam sinais aparentes de algo sequer parecido com campanha eleitoral (apoiadores, estrutura etc), conquistou uma vaga na nominata oficial votada na noite desta quinta-feira pela convenção do PMDB.

Rosa, que foi indicado diretamente pela Executiva Estadual, fará companhia a Tubias Calil, chancelado oficialmente pelo partido, em Santa Maria. Tubias, que não se lhe negue isso, lutou muito para estar nessa lista de candidatos. Articulou a eleição do diretório municipal, em novembro de 2005, se estranhou com alguns nomes históricos da agremiação, e acabou se impondo pelo voto dos filiados em Santa Maria. É candidato colado ao nome de seu mentor e padrinho político (o que o jovem vereador faz sempre questão de realçar), Cezar Schirmer – que tenta a reeleição para a Câmara dos Deputados.

Assim, e a menos que a situação de Luiz Celso se modifique, Rosa e Tubias são os nomes do PMDB de Santa Maria para tentar vaga na Assembléia. O segundo, bem mais que o primeiro, com uma campanha estruturadíssima. O que vai acontecer? Nãããão sei. Resposta, mesmo, só no início da noite de 1º de outubro.


DIVISÃO PEPISTA – Também nesta quinta-feira se definiram outros dois nomes santa-marienses para concorrer a uma das 55 vagas disponíveis no Palácio Farroupilha, a sede do parlamento gaúcho. O Partido Progressista fez sua convenção, em Porto Alegre. Além da chapa majoritária, liderada pelo candidato a governador, o deputado federal Francisco Turra, definiram-se as relações de candidatos a deputado estadual e federal.

No âmbito santa-mariense, a instância máxima dos pepistas acabou expondo a fratura da agremiação, que se divide entre os que fecham com o candidato a reeleição, e ex-prefeito municipal, José Farret, e o desafiante, o vereador e ex-vice-prefeito (do próprio Farret), Sérgio Roberto Cechin. É impossível mensurar, nesse momento, o tamanho do estrago que pode ocorrer para a dupla e para o próprio partido. Embora todos tenham convicção de que a crise é grave. E pode ser fatal às pretensões tanto de Cechin quanto de Farret.

No entanto, é inegável que, por ser já candidato, ter o nome afirmado aqui e em vários municípios, José Farret larga na dianteira. Se chegará na frente é outra história – e é onde Cechin pode se beneficiar. Isso se os dois não perderem, nunca é demais lembrar.

Como no caso peemedebista, porém, só no final da apuração dos votos será possível aferir, com exatidão, o extrato da crise que afeta o PP de Santa Maria.

De concreto, nesta sexta-feira que está começando, é que – descontando o caso Giacomini, ainda inconcluso – dois dos maiores partidos com atuação em Santa Maria concorrem com duplas. No PMDB, Cláudio Rosa e Tubias Calil. No PP, Sérgio Cechin e José Farret.

Boa sorte ao quarteto, é o que desejo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo