Arquivo

Lula corre contra o tempo para mudar a decisão do PSB, que não quer uma aliança formal

Os repórteres Ilimar Franco e Cristiane Jungblut, da sucursal brasiliense do jornal carioca, contam nesta terça-feira em O Globo, que Luiz Inácio Lula da Silva pode perder 1min50seg da propaganda gratuita no rádio e da TV, na sua campanha pela reeleição. Tudo por conta da posição do PSB que, preocupado com a cláusula de barreira (que os jornalistas preferem “de desempenho”) e com a dificuldade de fechar alianças regionais as mais diversas, estão desistindo de compor formalmente com o PT de Lula.

Mas a reportagem mostra, também, que Lula e seu escudeiro, o ministro Tarso Genro não desistiram. Tanto que, na convenção de sábado, dia 24, só o candidato a presidente será oficializado, e não o vice – ainda haverá novas tentativas, até dia 30, de convencer o PSB a mudar de idéia.

Leia você mesmo a notícia de O Globo:

”PSB não fará aliança com o PT e Lula pode perder quase 2 minutos na TV

O PSB comunica amanhã ao presidente Lula que não fará coligação formal com o PT para apoiar sua reeleição. Essa decisão terá que ser formalizada na convenção nacional do PSB, dia 28. Sem o PSB, Lula perderá um minuto e 50 segundos de propaganda eleitoral na TV e no rádio. Seu programa ficaria com cerca de seis minutos e 36 segundos, quase dois minutos a menos que o programa do tucano Geraldo Alckmin.

Antecipando-se ao anúncio do PSB, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse ontem que o nome do vice na chapa de Lula não deve ser anunciado no próximo sábado, na convenção nacional do PT.

A expectativa de Lula e petistas é que haja um acordo com o PSB até o dia de sua convenção, dia 28. Por isso fica em aberto a escolha do vice. Hoje, líderes e dirigentes se reúnem em Brasília para fazer uma avaliação da situação eleitoral do PSB, que busca atingir a cláusula de desempenho de 5% dos votos nacionais para a Câmara e de 2% dos votos em nove estados.

Lula começou a cuidar formalmente da reeleição

Apesar dos apelos de Lula, os dirigentes do PSB não querem assumir o ônus interno de impor uma coligação nacional que atrapalhe as alianças eleitorais em alguns estados. Nem querem assumir a responsabilidade de adotar uma tática eleitoral que possa dificultar o cumprimento da cláusula de desempenho.

Tarso lembrou que Lula tem até o fim do mês para decidir o seu vice. A estratégia do Planalto é tentar, até o último minuto, trazer para a coligação formal o PSB. O registro das chapas pode ser feito até 30 de junho.

O presidente Lula começou a tratar ontem, formalmente, a cuidar de sua campanha à reeleição. A seis dias de ter sua candidatura oficializada pelo PT na…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço http://oglobo.globo.com/jornal/pais/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo