Arquivo

Lula tem um grande amigo em São Paulo. É o governador Cláudio Lembo, que é do PFL

Na verdade, pouca gente sabia disso. Se é que alguém sabia. No entanto, depois da “guerra civil” que matou quase 200 pessoas em cerca de uma semana, entre 12 e 20 de maio, o fato se tornou público. Entrevistado inicialmente pelo jornalista Bob Fernandes, do site Terra Magazine e, na seqüência, por vários veículos de comunicação, o vice-governador paulista, Cláudio Lembo fez questão de elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e desancar em cima de seus parceiros, seja do PSDB de José Serra e Geraldo Alckmin, até os companheiros do PFL.

Foi a partir daí, na verdade, que descobriu-se a relação amistosa entre dois adversários políticos. E mais: que a amizade vem de longa data. Mais tarde, Lembo mostrou que é tudo, menos inerte. Afinal, teve até um bafafá com o senador baiano, e um dos grandões do PFL, Antonio Carlos Magalhães.

Sobre a amizade com o Presidente, a quem dedica grandes elogios, e também outras questões, correlatas ou não, Cláudio Lembro concedeu entrevista à repórter Marciele Brum, que o jornal Zero Hora publica em sua edição deste domingo. Confira:

“Lula é Brasil profundo”
Entrevista: Cláudio Lembo, governador de São Paulo

”Amigo declarado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva há 28 anos, o governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), 71 anos, não se constrange e elogia o principal rival de Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo Palácio do Planalto.

– Lula é raiz. O presidente reflete muito do homem médio brasileiro – define.

Apesar da declaração sugerir que Lembo é cabo eleitoral do metalúrgico, ele garante fazer campanha “com muita vontade” nas praças e ruas paulistas em favor do tucano. Em 31 de março, o pefelista se tornou governador com a saída de Alckmin.

Professor de Direito Constitucional, ele gosta de filosofar e produzir frases de efeito.

– O Brasil é o país do rumor. Todos falam e ninguém prova nada – afirma.

Na quarta-feira, Lembo conversou por telefone com Zero Hora.

Zero Hora – Por que o senhor abriu o coração durante os ataques do PCC em São Paulo, mesmo arriscando-se a prejudicar o candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB)?
Cláudio Lembo –
O brasileiro tem de aprender a conviver com a verdade. Não sofri nenhuma pressão a não ser a dos acontecimentos, que são normais em uma grande cidade. Temos de ser muito firmes nessas ocasiões.

ZH – As pesquisas sugerem que a imagem Alckmin teria sido atingida no episódio.
Lembo –
Não creio. Depois de tudo que ocorreu, vem a reflexão. As pessoas irão ver que a polícia estava muito bem aparelhada. Conseguiu ter uma reação aos acontecimentos dentro do Estado de direito. Portanto, a reflexão irá levar novamente a um grande apoio ao governador Alckmin em São Paulo.

ZH – O pior já passou em São Paulo?
Lembo –
Acredito que sim. Porém, o crime organizado é sempre complexo e difícil. Temos de estar sempre alertas para evitar que ataques voltem a ocorrer. Creio que não teremos mais esses episódios.

ZH- Quem é Cláudio Lembo?
Lembo –
Um homem qualquer que eventualmente chegou a governador depois de uma longa carreira e mais de 40 anos de vida pública. Não sou alguém que busca o poder. Sou um conservador.

ZH – O senhor chegou a imaginar que governaria o Estado mais rico do país?
Lembo –
Quem se coloca no jogo político deve sempre atingir cargos elevados. Não era uma meta específica, mas obviamente estava no interior do próprio processo político do qual sempre participei.

ZH – O senhor teme deixar uma marca negativa em razão das rebeliões?
Lembo –
Agi com os melhores valores e dentro da legalidade. Não tenho preocupação de ordem pessoal quanto a minha imagem. Não me arrependo de nada.

ZH – A campanha de Geraldo Alckmin ficou comprometida?
Lembo –
Após algum tempo, as pessoas param e refletem. Elas irão perceber que o governador sempre agiu com…”


SE DESEJAR ler a íntegra da entrevista, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo