Arquivo

NHT à espera de autorização para o vôo inaugural

Ufa! Parece que, enfim, Santa Maria voltará a ter vôos comerciais regulares. A responsável pela colocação do município na rota aeronáutica regional é a nova empresa do setor, a NHT, cujo DNA, aliás, é santa-mariense – afinal, ela pertence ao Grupo Planalto, nascido e criado aqui no centro do Estado.

Só falta, para que seja realizado o vôo inaugural, provavelmente em julho, a autorização da Agência Nacional da Aviação Civil, aliás presidida por um gaúcho, Milton Zuanazi. A empresa, que vai operar inicialmente com duas aeronaves, se considera pronta. Os aparelhos, de origem tcheca, já estão no Estado e 60 empregos diretos (14 dos quais, pilotos) e 100 indiretos foram gerados, a partir da criação da NHT.

Nesta terça-feira, inclusive, dirigentes da empresa apresentaram o protótipo do avião ao governador Germano Rigotto, que foi convidado a participar do vôo inaugural, quando ele acontecer, como relata reportagem publicada no jornal A Razão desta quarta-feira. Confira:

”NHT planeja decolar em julho
Empresa aérea só depende de autorização para iniciar vôos regionais que incluem Santa Maria

Até a metade de julho a empresa Transporte Aéreo Regular NHT deverá decolar para o seu primeiro vôo regional, que inclui Santa Maria. Essa pelo menos é a expectativa do diretor-geral da companhia, Reinaldo Guilherme Herrmann, que visitou, ontem, o governador Germano Rigotto, acompanhado do diretor-presidente Pedro Antonio Teixeira. E o primeiro convidado para o vôo inaugural será Rigotto.

A direção da NHT tenta acertar um vôo incluindo, além de Santa Maria, os municípios de Pelotas e Rio Grande. A empresa ainda não começou a operar porque depende da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Infelizmente é um processo lento e burocrático. Pela nossa vontade já estaríamos voando”, disse Herrmann, em entrevista ao Jornal A Razão logo após a visita ao governador.

Para ter o processo homologado pela ANAC são necessárias quatro inspeções. Duas já foram feitas e uma terceira estava sendo realizada ontem. Na primeira vistoria foi conferida a aeronave, na segunda as condições de operação (pilotos, carteiras, controle de vôo e tripulação) e na terceira a parte de manutenção dos aviões (documentação e treinamento de mecânicos, entre outros requisitos). A quarta e última vistoria vai verificar toda a parte operacional como reserva de passagens e atendimento ao cliente.

Na primeira fase, a NHT vai operar com duas aeronaves. Para esse primeiro momento, foram contratados…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta quarta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo