Arquivo

Pelo menos 19 concorrem ao Parlamento, por SM

São 11 candidatos a deputado estadual e oito para federal, por pelo menos uma dezena de siglas diferentes, com existência formal em Santa Maria. Há os que têm mais ou menos chance de eleição, mas todos vão cumprir papel fundamental para suas agremiações. As maiores, objetivando ampliar a representação parlamentar e, conseqüentemente, jogar mais efetivamente pelo poder. As menores, no mínimo tentando angariar votos suficientes para ultrapassar a “clausula de barreira” (5% dos votos nacionais, distribuídos em pelo menos 2% em nove estados, para deputado federal) e garantir a sobrevivência como partido.

Na edição desta terça-feira, do Diário de Santa Maria, a repórter Alexandra Zanella monta um quadro muito interessante do momento santa-mariense. É até possível que algumas das candidaturas, no momento das convenções, que acontecem até o final do mês, acabem por não vingar. No entanto, parece claro que a vontade preside os atos de muitos dos nomes citados na reportagem e que denotam, ao menos, a participação efetiva dos partidos no município.

Confira o texto do DSM:

”Costurando os candidatos
Até o dia 30, os partidos têm de definir quem serão os concorrentes na eleição de 1º de outubro

Ponto a ponto. É assim que a agulha das eleições vai costurando as candidaturas nos partidos. A maioria das siglas já definiu os seus representantes que vão para a luta de outubro. Mas, como ainda tem até o dia 30 de junho para a cartada final, os partidos fazem os pontos com calma, para não errar.

Aqui em Santa Maria já são 19 nomes – 11 para deputado estadual e oito para federal – que já estão praticamente definidos. São 25 dias para escolher de vez os pré-candidatos a deputado. Os partidos estão acelerando as reuniões nas cidades para tirar os preferidos e mandar para a convenção estadual de cada sigla.

Nas eleições como a deste ano, para deputados, governadores, senadores e presidente, os diretórios municipais não fazem convenções. Apenas reuniões das quais são tiradas as indicações e mandadas ao diretório estadual, onde os nomes são homologados ou não.

O PDT e o PCdoB se reuniram ontem à noite para dar um rumo a campanha. Na sede do partido, os trabalhistas decidiram que o radialista e ex-vereador Vicente Paulo Bisogno é o candidato a deputado estadual da sigla.

– Tiramos o nome do Bisogno ainda em junho do ano passado – lembrou o presidente Juici Passini.

Já o PCdoB fez um encontro no plenarinho da Câmara de Vereadores e contou com uma presença de peso: a deputada estadual e pré-candidata a vice-governadora com Olívio Dutra (PT), Jussara Cony. O partido decidiu que não terá candidato de Santa Maria.

O apoio será dado para a vereadora de Cachoeira do Sul, Dina Marilú Machado Almeida e para o vereador da Capital Raul Carrion.

A vice de Olívio diz não estar com medo de ir à luta. Nem das críticas que o PT deverá receber nesta eleição:

– Não será uma eleição da ética e da moral e sim de projetos. A corrupção nunca foi tão combatida. Se pegarmos a história, nossos antagonistas nos devem muito – disse Jussara.

E por falar em PT, o partido vai repetir a dobradinha da última eleição: Paulo Pimenta para o Congresso Nacional, e Fabiano Pereira para a Assembléia Legislativa. O coordenador regional, Fernando Menezes, lembrou que eles são os candidatos naturais.

– São os candidatos com títulos em Santa Maria – afirma Menezes.

PP e PSDB terão dois nomes para a Assembléia Legislativa

O PP, que ainda não decidiu os nomes para o Congresso, está aguardando orientações do diretório estadual. Para a Assembléia, o deputado José Farret é candidato e, o vereador Sérgio Cechin também deverá entrar na disputa.

Além do PP, o PSDB vai para a eleição com dois indicados para deputado estadual: André Domingues e o Sargento Diógenes, que hoje mora em Porto Alegre, mas vota em Santa Maria.

Os partidos menores e novos na cidade…”

SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, inclusive com um quadro mostrando todos os nomes e os próximos passos dos candidatos e partidos, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo