Arquivo

Pimenta, relator da CPI do Tráfico de Armas, sugere propostas contra o crime organizado

O santa-mariense Paulo Pimenta (PT) é o relator da CPI do Tráfico de Armas, que funciona há mais de um ano na Câmara dos Deputados. O relatório, a ser apresentado aos membros da comissão em 3 de julho, será técnico, diz o parlamentar, através de nota divulgada por sua assessoria de imprensa, em Santa Maria.

Pimenta não pretende propor muitos indiciamentos, pois a grande parte dos envolvidos já está cumprindo pena ou responde a processos judiciais pelos crimes investigados. Mas há uma novidade importante: proporá a tipificação legal do “crime organizado”.

Confira, a seguir, a nota enviada aos veículos de comunicação, pela assessoria do deputado santa-mariense:

”CPI do Tráfico de Armas sugere propostas
para combater crime organizado no país


O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico das Armas irá sugerir uma série de propostas para facilitar o combate ao crime organizado, e vai mostrar também um diagnóstico sobre o funcionamento das facções criminosas no País.

O texto com o resultado de um ano e três meses de investigação será apresentado no dia 3 de julho. Conforme o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), relator da CPI, o texto será técnico, sem a preocupação de sugerir muitos indiciamentos, até porque grande parte dos envolvidos com o tráfico de armas já responde a processos judiciais. O deputado vai privilegiar a apresentação de projetos concretos para solucionar cada uma das fragilidades identificadas pela CPI.

Paulo Pimenta adiantou que o ponto de partida será a tipificação do crime organizado na legislação brasileira. “É preciso definir, de forma sucinta e objetiva, quais crimes se caracterizam nessas condições. A partir daí, vamos abordar questões que envolvem a legislação; o poder da polícia em investigar; a Justiça especializada; o regime penitenciário diferenciado; enfim, medidas complementares que também viabilizem mecanismos de combate ao crime organizado.”

O relatório de Paulo Pimenta conclui que o crime organizado montou um exército paralelo no País, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com base em investigações próprias e em estudos policiais, a CPI já conhece os detalhes do funcionamento e das ações das principais facções criminosas, como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital.

O deputado explicou algumas características dessas facções que serão detalhadas em seu relatório: “Elas controlam boa parte da criminalidade que ocorre fora dos muros do sistema penitenciário; além disso, têm sistemas de comunicação e de recrutamento de advogados, e contam com arsenal centralizado.” O deputado do PT gaúcho espera que o relatório final da CPI do Tráfico de Armas seja aprovado ainda na primeira semana de julho.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo