Arquivo

Racionamento, ops, “rodízio de abastecimento” da água pode chegar antes que julho comece

Segundo o Dicionário Aurélio, que disponho em meu computador, racionamento é “limitação do consumo de certos bens, determinada pelas autoridades governamentais, a fim de garantir a distribuição eqüitativa dos produtos socialmente carentes.”

A só menção da palavra fatídica, no entanto, parece acometer de urticária os dirigentes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), concessionária do serviço de água em Santa Maria. Ao ponto de mudá-la para “rodízio de abastecimento”. Cá entre nós, é exatamente a mesma coisa. Então, prepare-se, santa-mariense: pode estar chegando aí um racionamento, ops, rodízio de abastecimento. É o que se pode deduzir das palavras do gerente da Corsan ouvido pelo repórter Lucas Casali, cujo relato é publicado na edição desta terça-feira, no jornal A Razão. A grande realidade é que a concessionária não tem as melhores condições para desempenhar o trabalho para a qual é contratada há décadas no município. Ora falta barragem, ora adutora, ora… chuva. É isso, a culpa é totalmente do clima, que insiste em não trazer a média histórica de água para os reservatórios. E, quando isso acontece, os canos são velhos, etc, etc, etc.

É muita, mas muita conversa meeeesmo. Afinal, sabe-se que Santa Maria é o município mais lucrativo para a empresa. E, portanto, o consumidor tem o direito de exigir o melhor serviço possível. Enquanto isso não acontece – e há meios de cobrar isso, poder público concedente, no caso, a prefeitura? -, fique-se com as explicações. E as esperanças, cada vez mais vãs, como se percebe na reportagem do jornal, cuja maior parte passo a reproduzir:

”Rodízio de abastecimento pode começar no final do mês
Essa é a expectativa caso não chova forte e as obras em Val de Serra não fiquem prontas até o fim do mês

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) solicitou à empreiteira responsável pela construção da estação de bombeamento na barragem de Val de Serra que apresse as obras. De acordo com o gerente da instituição em Santa Maria, Eugenio Francisco Simioni, se elas ficarem prontas até o final deste mês, o racionamento estará praticamente descartado. Se isso não ocorrer e se a chuva continuar não caindo com força, ele admite a possibilidade de que o rodízio de abastecimento seja implementado no município.

A chuva serviria para melhorar a situação da barragem do DNOS, abastecida pelo Rio Vacacaí Mirim e responsável por 37% do abastecimento na cidade, que até ontem se encontrava 9,7 metros abaixo do nível do vertedor, o seu nível máximo. Segundo o gerente da Corsan, é difícil dizer quanta água ainda resta, já que ela nunca havia baixado tanto. Sua estimativa é de que restem ainda 60 centímetros de água, sendo que o nível da barragem desce em média 5 centímetros por dia, com variações.

Simioni acredita que a água no local ainda possa durar por mais 13 ou 14 dias. “A garoa só atrapalha. Se eu pudesse escolher, ao invés de garoa eu preferiria um dia bonito como o de hoje (ontem). Desse jeito, as obras em Val de Serra andariam mais rápido.”

Está em construção na barragem de Val de Serra uma estação de bombeamento que vai aumentar a vazão em 110 litros por segundo a vazão, que hoje é de 530. A previsão inicial da empreiteira é de que as obras ficassem prontas na metade de julho, mas a Corsan solicitou que elas fossem apressadas, para que pudessem ser aprontadas até o final deste mês. Uma nova adutora será construída no local, possibilitando que Val de Serra abasteça 100% de Santa Maria.

“Aqui reclamam quando falta água às vezes. Em Bagé, as pessoas já agradecem quando há água por 6 horas”, diz o gerente. Segundo ele, o desperdício é grande nos dias quentes. Ele afirma que evitar o racionamento depende hoje “mais da população do que da Corsan”. A decisão pelo racionamento poderia ter sido tomada no dia 11 de abril, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inpe) divulgou que as chuvas em maio continuariam pouco freqüentes. Ter conseguido chegar até a metade de junho sem racionamento é considerado por ele…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo