Arquivo

Sai hoje a decisão sobre licença para Valdeci

O assunto já foi tratado por mim na noite desta segunda-feira, na nota ”Valdeci estará com Lula em Passo Fundo, na hora da votação de seu pedido de licença”. E também está nos jornais desta terça-feira. Os vereadores decidem, na sessão plenária que começa às 3 da tarde, sobre o pedido de afastamento, a partir de 10 de julho e até o final de outubro, do prefeito Valdeci Oliveira, que será o coordenador, no Rio Grande do Sul, da campanha à reeleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva.

No caso do jornal A Razão, que reproduzo abaixo, o repórter Thiago Buzatto também nota a coincidência entre o horário de votação e a presença de Valdeci e Lula, juntos, em Passo Fundo. E fala do grupo de assessores que vai acompanhar o prefeito na sua missão lulista, algo que a coluna Observatório antecipou no último sábado – no jornal e também aqui nesta página. Deixam provisoriamente a prefeitura também o jornalista Tiago Machado e o secretário de Captação de Recursos e Relações Internacionais, Ivo Cassol Júnior. E também, esta é a novidade, o chefe de Gabinete Alex Lopes. A reportagem do jornal traz os nomes dos prováveis substitutos. Confira:

”Licença de Valdeci será votada hoje
No dia em que os vereadores decidem sobre seu afastamento, prefeito vai a Passo Fundo acompanhar Lula

A novela do pedido de afastamento do prefeito Valdeci Oliveira entre os dias 10 de julho e 30 de outubro para coordenar a campanha estadual em favor da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter seu final na tarde de hoje. Levado a Plenário na última terça, o projeto não foi votado porque o líder da bancada de oposição, vereador Cláudio Rosa (PMDB), pediu vistas ao requerimento, sob o argumento de que não estava especificado que a licença seria não-remunerada e porque já constava aprovação pela Câmara antes mesmo da votação.

Embora seja minoria, a oposição trabalhou nesta semana em busca de ampliar os aliados para vetar a saída do prefeito. “O pedido do prefeito é uma decisão política e dependem da nossa decisão também política. Ele é nosso adversário na eleição e não votarei favorável”, esclarece Cláudio Rosa. “Amanhã, enquanto ele estiver em Passo Fundo, ele (o prefeito) poderá ter uma surpresa”, adianta, fazendo mistério.

O líder da oposição também discorda dos argumentos dos vereadores que já se manifestaram favoráveis ao afastamento do chefe do Executivo. “Para o município também não é bom perder seu representante. A saída do Valdeci é uma tentativa de ganhar prestígio para futuramente assumir um ministério”, aposta. “Essa história de que Santa Maria recebeu mais recursos do que em outras épocas é relativa. O PT precisa investir em Santa Maria porque precisa de uma referência e porque perdeu as prefeituras de Porto Alegre, Caxias e Pelotas. Só sobrou Santa Maria”, argumenta.

Já o líder do governo na Câmara, Vilmar Galvão (PT) não acredita na não aprovação do requerimento. “Não são todos os vereadores de oposição que vão votar contra a matéria. Alguns têm consciência de que é importante para região ter alguém, através de Valdeci Oliveira, para coordenar a campanha estadual do presidente Lula”, avalia. Galvão também considera “política rasteira” tentar vetar a licença do prefeito apenas porque os partidos são rivais. “O prórpio governador pediu licença para participar da disputa interna do partido na tentativa de ser lançado à presidência”, considera.

Hoje, enquanto decide seu futuro, o prefeito estará em Passo Fundo acompanhando o presidente Lula no lançamento da pedra fundamental de uma usina de Biodiesel que será implantada na cidade. Até 2007, a empresa começará a produzir 100 milhões de litros de biodiesel por ano na usina. A expectativa é que mais de 100 empregos diretos sejam gerados com esta iniciativa. De acordo com Valdeci Oliveira, essa agenda é importante para demonstrar interesse de trazer investimentos para o município também explorar o biodiesel. “Vamos aproveitar a vinda do presidente para também demonstrar o interesse de Santa Maria estar participando do Programa Nacional de Biodiesel, que garantirá em um futuro breve uma nova matriz energética para o país”, afirmou.

Saídas – Mesmo se sua saída não for aprovada, o prefeito santa-mariense já afirmou em outras oportunidades que se dividirá entre as duas funções. Além de Valdeci, participarão da campanha de Lula no Estado o assessor de gabinete Tiago Machado, o secretário de Captação de Recursos Ivo Cassol Júnior e o chefe de Gabinete, Alex Lopes. Os três devem ser exonerados no início de julho. Ainda não estão…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta terça-feira.

PALPITE CLAUDEMIRIANO: A licença para o afastamento de Valdeci do cargo por um período máximo de 110 dias será concedida por sete votos a seis. Nesse caso, não haverá necessidade do voto da presidente. Se, porém, isso acontecer, serão oito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo