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Sai ‘Lula lá’; entra ‘a força do povo’, um baião

Definitivamente, os tempos são outros. Afinal, Lula já chegou lá. Mas pretende continuar. Para isso, pretende contar com “a força do povo”. É, sinteticamente, o que significa no novo jingle de campanha do Presidente em busca da reeeleição.

E, a propósito, de novo os petistas saem na frente de seu principais opositores. Enquanto Geraldo Alckmin patina nas pesquisas de opinião, numa certa má vontade de seus próprios companheiros tucanos (especialmente os mais emplumados, que fingem que o apóiam, mas estão de olho mesmo é em 2010) e nas brigas com seus parceiros pefelistas, divididos de de norte a sul, e portanto não tem tempo de organizar minimamente a campanha, os lulistas jogam de mão. A ponto de apresentar o jingle a ser cantado no país inteiro pela militância já na convenção que oficializará a dupla com José Alencar, neste sábado, em Brasília.

Quem conta sobre o hino da nova empreitada lulista, dando detalhes inclusive da sua motivação, é o jornalista Kennedy Alencar, da Folha de São Paulo, em sua coluna “Pensata”, publicada no portal do grupo Folha, o Folha Online, nesta sexta-feira. Ele fala, inclusive, que o ritmo escolhido, o baião, não é fruto do acaso. Confira por que:

”Jingle de Lula reforça elo com povo

“Lula de novo, com a força do povo” é o mote do novo jingle que embalará a primeira fase da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A música será tocada neste sábado na convenção do PT em Brasília que oficializará a candidatura Lula.

O jingle é um baião feito pelo novo marqueteiro do presidente, o jornalista João Santana. O objetivo da música é tentar reforçar a identidade do presidente com as camadas mais humildes da população.

Lula ouviu a música e já a cantarolou em conversas com ministros e auxiliares diretos nos últimos dias. O baião é um dos ritmos musicais do Nordeste, região na qual o petista apresenta taxa de intenção de voto em torno de 70% contra cerca de 10% do principal adversário, o tucano Geraldo Alckmin.

Se a música pegar, dizem assessores do presidente, deverá ser usada no horário eleitoral gratuito, que começará dia 15 de agosto. Bem aceito em pesquisas do PT, o jingle será exposto ao julgamento de militantes na convenção e no forró deste sábado, dia de São João.

Na atual fase da campanha, Lula dará argumentos para aqueles que já pretendem votar nele. Adiante, tentará conquistar ex-eleitores que teriam se desapontado com aspectos de seu governo. Seria uma segunda fase na qual venderia o que considera suas principais realizações.

Nas pesquisas qualitativas da cúpula petista, uma das principais razões apontadas para justificar a opção de voto em Lula é a identidade do presidente com os mais pobres. “Lula é reconhecido como alguém de origem de humilde que chegou a um mundo dominado pela elite e que tentaria fazer algo de bom para a sua gente”, comenta reservadamente um membro da direção do PT…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a coluna do jornalista na página do Folha Online na internet, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/

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