Arquivo

Agenda. A posse de Werner e a decisão sobre Giacomini dão o tom da segunda-feira

Perto das 10 da manhã, em solenidade no Centro Administrativo, o vice Werner Rempel assume a prefeitura de Santa Maria. Vai ficar no principal cargo executivo por um período que pode chegar a 110 dias. Se houver segundo turno na eleição presidencial, o titular do cargo, Valdeci Oliveira, se ausenta até 30 de outubro.

A qualquer momento do dia, cedo ou tarde, sai a decisão definitiva do Tribunal Regional Eleitoral acerca da inscrição, por enquanto provisória, de Luiz Celso Giacomini como candidato à Assembléia Legislativa, pelo PMDB. O ex-presidente municipal do partido em Santa Maria, de uma certa maneira, é candidato à revelia da Convenção Estadual da sigla, que aconteceu em 29 de junho e que, contra o que ele próprio pretendia, escorado no apoio de pelo menos 11 municípios, inclusive da Quarta Colônia, o listou na nominata à Câmara Federal.

Serão momentos de tensão, para o ex-presidente da Fundergs (Fundação de Esportes do RS) durante os três anos e meio iniciais do governo Germano Rigotto. Não obtida a inscrição definitiva, Giacomini não será candidato a cargo algum. Mas isso, certamente, terá conseqüências políticas, quem sabe eleitorais, para o PMDB local e regional.

Mais tranqüila, do ponto de vista jurídico, é a situação de Werner Rempel. O vice-prefeito (prefeito a partir desta manhã) terá que tocar oficialmente o que, de uma certa maneira, já conhece – afinal é o secretário Geral de Governo e, portanto, com ascendência sobre todas ações administrativas. Terá uma equipe desfalcada de pelo menos outros dois integrantes do primeiro escalão (os chefe de Gabinete, Alex Lopes, e secretário de Captação de Recursos, Ivo Cassol Júnior – que acompanham Valdeci na coordenação gaúcha da campanha de Lula), além do jornalista do Gabinete, Tiago Machado, mas, em princípio, ninguém acredita em problemas de continuidade.

Já Luiz Celso Giacomini, a não ser que o Tribunal Regional Eleitoral confirme sua candidatura, poderá ver ceifado um sonho: concorrer a deputado estadual. E, todos sabem, se perder a esperança é uma coisa, imagina vê-la solapada por ação de terceiros?

É. O dia não será fácil para Giacomini, pelo menos até que a decisão seja conhecida. E conforme seu resultado. Já Werner, bem, este terá que tocar o trabalho. O que também não é pouca coisa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo