Arquivo

Diretas Já! Tristeza! Morre Dante de Oliveira, o autor de uma emenda que mobilizou o Brasil

Foi em 1984, não lembro exatamente a data da votação. Foi derrotada por um congresso ainda temeroso (e parte dele comprometido) em relação ao regime militar. Previa a eleição direta para Presidente da República, o que os brasileiros só conquistaram cinco anos depois. Antes, houve o fim do regime, com o pleito (indireto) que elegeu o ex-governador mineiro Tancredo Neves

Quem tem acima de 35 anos e um mínimo de informação, lembra do espetáculo cívico que constrangeu os militares e seus apoiadores e, de uma certa maneira, acelerou a volta da democracia. O responsável: um até então obscuro, mas valente e decidido, e jovem (32 anos) deputado do Mato Grosso, Dante de Oliveira.

Tenho certeza que, lendo os parágrafos anteriores, você entenderá a tristeza que sinto neste momento, ao saber da morte de Dante, atualmente no PSDB, e candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados. Acabo de ler a notícia no site de Ricardo Noblat (www.noblat.com.br). Dante estava com pneumonia há uma semana. Somente na manhã desta quinta, foi para o hospital, onde acabou morrendo, agora há pouco com infecção generalizada. Ele tinha 54 anos e era casado com a também deputada tucana matogrossense Telma Oliveira. Não tinha filhos.

A democracia perde. E eu também – militante das “Diretas Já”, como tantos outros.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo