Arquivo

Economia. Frio tímido antecipa as liquidações no comércio de vestuário em Santa Maria

Faz muito tempo que a passagem das estações do ano não pode ser considerada algo habitual. Isto é: frio no inverno, calor no verão, temperaturas amenas no outono e na primavera. É assim. Mas não é beeeem assim. O que faz com que, invariavelmente, vai para o beleléu o planejamento dos lojistas, sobretudo os que vendem artigos de vestuário.

Já foi assim no ano passado, como também no anterior. E é agora, em 2006 outra vez. As tradicionais liquidações das vendas de produtos da estação fria estão sendo antecipadas, paulatinamente. Já há lojas, como registra reportagem de Lucas Casalli, na edição desta terça-feira do jornal A Razão, que tentam desfazer-se dos estoques. Para isso, concedem descontos que podem se interessantes.

Se bem que não é apenas a “falta de frio” que provoca a retração das vendas, neste mês de julho (em contrapartida aos bons negócios feitos em maio e junho). Confira a reportagem:

”Roupas com descontos fora de época
Desesperadas com os poucos dias de frio neste inverno, lojas de roupas oferecem descontos de até 50%

A indefinição das estações do ano não é percebida só nas temperaturas. Nas vitrines de algumas lojas, casacos, blusões, mantas, toucas e moletons vêm acompanhados de números como 20%, 40%, e 50%. Esses são os descontos oferecidos por lojistas para as roupas de inverno, apenas 27 dias depois do início daquela que deveria ser a estação mais fria do ano. O receio dos comerciantes é que ocorra mais uma vez um inverno de poucos dias frios.

A loja em que Marcelo Arnhold é gerente está oferecendo desde a semana passada descontos de 50% (à vista) e 40% (a prazo) para mercadorias sem a grade completa, ou seja, em que não são disponibilizados todos os tamanhos. Ele afirma que maio e junho foram meses bons de venda, com crescimento de aproximadamente 40% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Julho é que começou muito mal e as perspectivas dadas pelos canais meteorológicos não são muito boas. Mas, por outro lado, já se diz que setembro e outubro serão frios. No ano passado aconteceu isso.” Segundo ele, a loja, que trabalha com roupas de lã e linha, está vendendo “bem mais” desde o início da promoção. “Nós achamos que o resultado seria melhor largando logo com o máximo de desconto”.

Para as mercadorias com a grade completa de tamanhos, são oferecidos descontos de 10% à vista. “O ano passado também foi muito ruim. Nós temos um excedente de mercadorias que precisa ser vendido.”

Já o empresário Cezar Gehm considera cedo para se desesperar. Ele afirma que, ao invés de dar uma margem de desconto maior, preferiu oferecer ao cliente um prazo maior, de seis vezes sem juros no cheque pré-datado e no crediário.

Embora considere que o calor fora de época esteja prejudicando as vendas – ele está confiante de que ainda vai fazer frio -, o empresário considera que alguns dos principais vilões do comércio são a crise na agricultura que se abate sobre os municípios próximos de Santa Maria que dependem do…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta terça-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo