Arquivo

Eleições 2006. Os 24 candidatos de SM para o Parlamento. E o que vão gastar para chegar lá

Observando atentamente as listagens dos partidos, você descobre que Santa Maria tem 24 candidatos no pleito proporcional de 1º de outubro. Foi o que fez Jaqueline Silveira que, em colaboração com Alexandra Zanela, assina reportagem nesta segunda-feira no Diário de Santa Maria.

Nessas duas dezenas de nomes, há alguns completamente desconhecidos da mídia e da opinião pública. E que, em tese, não têm chance alguma de eleição. No entanto, parecem dispostos a contrariar o senso comum e conquistar uma vaga, seja na Assembléia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.

Há 10 deles querendo ir (ou continuar, no caso de Paulo Pimenta e Cezar Schirmer) para Brasília. E 14 lutando para conquistar (ou manter, nos casos de Fabiano Pereira e José Farret) vaga na Assembléia Legislativa.

As repórteres fizeram um raio x de quem é cada um deles, como pretende fazer a campanha eleitoral e quanto vai gastar nela. Confira:

”‘O que eu farei para chegar lá’
Veja quem são os 14 candidatos a deputado estadual e os 10 a federal da cidade e como será a campanha de cada um

A sorte está lançada para 24 candidatos de Santa Maria que sonham ocupar uma cadeira da Assembléia Legislativa ou da Câmara dos Deputados em 2007. Tarefa, aliás, nada fácil. Os 184.419 mil eleitores da cidade (Santa Maria é 5º colégio eleitoral do Estado) não devem ser suficientes para garantir a eleição dos aspirantes locais aos cargos, já que eles terão de dividir esses votos com candidatos de fora.

Aparentemente, a disputa por uma cadeira na Assembléia será mais difícil. São 14 candidatos e uma área menor para garimpar votos. Além de fazer e aprovar leis, o deputado estadual tem como função a representatividade política de sua região de onde vem a maioria de seus votos. Os 14 apostam no corpo-a-corpo com os eleitores para chegar lá. Afinal, serão necessários cerca de 50 mil votos para se eleger.

O período para buscar votos é curto e, segundo os candidatos, o dinheiro é pouco para se espraiar para tantos lugares e ao mesmo tempo. O jeito, então, será multiplicar os cabos eleitorais.

O deputado Fabiano Pereira é um dos que prega essa estratégia. Em busca da reeleição, ele fala em formar “uma rede de solidariedade” para impulsionar a campanha. Nos quatro anos em que está na Assembléia, ele ampliou sua base eleitoral. Hoje, Fabiano circula bem entre funcionários públicos estaduais, muitos deles serão encarregados de levar a campanha do petista a outros rincões.

Mesmo quem não é muito conhecido também tem seu grupo de formadores de opinião para ajudar a divulgar a candidatura na casa dos eleitores. Esse é o caso, por exemplo, do militar aposentado Rosevelte Sobroza (PL). Ele aposta no apoio dos ex-colegas para se eleger.

Além do corpo-a-corpo, a ferramenta da moda nesta eleição será a Internet. A maioria dos candidatos está familiarizada com a era virtual e, por ela, pretende chegar ao coração dos eleitores.

Para federal, há votos em todo o Estado

Em Santa Maria, há 10 candidatos dispostos a mudar de mala e cuia para Brasília no ano que vem. A exemplo dos deputados estaduais, os federais fazem e aprovam leis. Também estão entre suas atribuições a destinação de dinheiro para as cidades por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

A campanha dos 10 irá funcionar com ferramentas semelhantes a dos concorrentes à Assembléia, inclusive com a montagem de uma rede de cabos eleitorais. Porém há um diferencial: os candidatos têm a opção de buscar votos em todo o Estado, que tem 7,7 milhões de eleitores. Para se eleger, eles precisarão de cerca de 100 mil votos cada um.

Ficar dependendo só de Santa Maria para garantir a vaga é ilusão. Um exemplo é o peemedebista Cezar Schirmer, que, em 2002, elegeu-se com 86.949 votos, mas só 21,7 mil eram da cidade.

Conheça um pouco dos 24 candidatos da cidade. Depois, é com você, eleitor…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, com o que pretende cada concorrente de Santa Maria, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo