Arquivo

Eleições 2006. PMDB da Quarta Colônia ainda quer incluir Giacomini na lista para a Assembléia

Foi um encontro “quente”, o que aconteceu na noite de terça-feira, em Faxinal do Soturno. Na sempre aprazível cidade da Quarta Colônia, reuniu-se o PMDB daquela região. Objetivo: debater a situação de Luiz Celso Giacomini, candidato preferencial a deputado estadual e que foi retirado da lista (sendo colocado na nominata de concorrentes a deputado federal) quando da convenção estadual da sigla, em 29 de junho.

Havia muitos apoiadores de Giacomini no encontro, vários deles vinculados ao PMDB de Santa Maria e que buscavam, basicamente, aprovar três pontos:

1. Moção de apoio à candidatura de Giacomini à Assembléia Legislativa;
2. Moção de repúdio ao Deputado Cezar Schirmer, a quem imputam responsabilidade pela retirada do nome de Giacomini da nominata de candidatos estaduais; e
3. Definição de entrar na Justiça, pleiteando a inclusão de Giacomini na lista, se utilizando inclusive de uma fita gravada em que se comprovaria a mudança de última hora, “provando a participação de Schirmer no episódio”.


Nem precisa ser muito esperto para perceber que o tempo “fechou”, como disse a mim, um dos presentes ao encontro. A mesma fonte conta que “apoiadores de Schirmer passaram o dia todo trabalhando para que não o encontro tivesse o quorum necessário para definições.”

Na reunião, “com algumas exceções”, os militantes defenderam Giacomini, mas também ressaltaram a importância de “manter Schirmer como preferencial a deputado federal pela Quarta Colônia.”

Mas, e aí é que o “clima ficou mais quente”, decidiu-se não aceitar inscrições (para falar) de membros não filiados na Quarta Colônia. Pra quê!!!! Como boa parte dos apoiadores de Giacomini presentes era de Santa Maria, um deles, militante de peso da juventude santa-mariense quase engalfinhou-se com um companheiro – o que só não se consumou devido à turma do “deixa-disso”. O forrobodó levou até o coordenador regional do PMDB da Quarta Colônia a sugerir a criação de uma coordenação da Juventude também naquela região.

Resumo da ópera (ou opereta, dependendo do ponto de vista): os peemedebistas presentes decidiram que a Coordenação da Quarta Colônia irá procurar novamente o comando estadual do partido para solicitar a inclusão do nome de Giacomini na listagem de candidatos a deputado estadual. E mais: que, para essa empreitada, será convidado o deputado Cezar Schirmer.

Como subproduto (o que não torna o fato menos importante, por favor!), também há que se registrar o fato de alguns prefeitos e vereadores ameaçarem se desfiliar do PMDB, se Giacomini não for candidato à Assembléia.

EM TEMPO: a gravação (em princípio, não autorizada) de uma reunião em Porto Alegre, e que está sendo utilizada “em todo canto” (como disse a minha fonte) está provocando verdadeiro pânico em alguns peemedebistas. Ao ponto de alguns sugerirem que os participantes de qualquer reunião passem, antes, por um detector de metais. Olha só! Virou piada.

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: objetivamente, esse episódio traz apenas prejuízos ao PMDB. À imagem pública da sigla, por óbvio, mas também a alguns de seus mais notórios líderes. Há cristalino desconforto de uns e outros, para dizer o mínimo. Rancores são expostos à luz do dia, vinganças prometidas, boicotes anunciados. Quem perde com isso? Obviamente, o PMDB, em primeiro lugar, e seus candidatos logo adiante. Sejam eles quais forem. Qual a saída para a pacificação, mesmo que provisória? Apenas uma: a confirmação de Giacomini como candidato à Assembléia. E que cada um se vire como quiser, e puder. Mas sempre tendo em mente o Partido. Como jornalista, nada tenho a ver com isso. Mas, como cidadão integrante desta região, convenhamos, não é conveniente ver essa brigalhada que nada constrói. Nem para a política, menos ainda para a comunidade regional. Ou estarei muito enganado? Sem que se desarmem os ânimos, os peemedebistas não se entenderão. E todos perdem.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo