Arquivo

Pacto. Câmaras e Prefeituras também debatem

Esta segunda-feira foi dia de as prefeituras e câmaras municipais gaúchas discutirem alternativas que possam constar do “Pacto pelo Rio Grande”, uma iniciativa da Assembléia Legislativa.

A maioria dos parlamentos está em recesso. Por isso, os organizadores saudaram o fato de cerca pelo menos 200 municípios o interromperem para debater e propor medidas que, se houver um mínimo de consenso, podem constar do documento final.

No caso de Santa Maria, onde a Câmara de Vereadores funciona normalmente em julho, houve uma audiência pública, da qual participaram entidades e também a Prefeitura.

Confira, a seguir, a propósito dos acontecimentos da segunda-feira, textos publicados, respectivamente, pela página de notícias do ClicRBS e assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de SM:

”Câmaras municipais gaúchas discutem crise financeira
Pelo menos duzentos municípios participaram de debate na Capital

As câmaras municipais do Estado foram convocadas pela Assembléia Legislativa para participar do Dia do Pacto Pelo Rio Grande, espaço de discussão dos problemas e de possíveis soluções para a crise financeira do Estado. Pelo menos duzentas interromperam o recesso para votar as prioridades do projeto.

O programa discutido foi dividido em três diretrizes: déficit estrutural e crise financeira, modernização da gestão pública e estratégias do desenvolvimento econômico, social e ambiental. De acordo com o presidente do Legislativo, Luís Fernando Záchia, o que for de consenso entre as câmaras deve ser acolhido pelo Pacto.

O coordenador do projeto, deputado César Busatto, diz que os setores contrários às medidas adotadas pelo Pacto, como o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, devem ser chamados para negociar. O resultado das votações municipais deve ser divulgado amanhã (hoje) à tarde. Segundo…”



Santa Maria participa do Dia do Pacto pelo Rio Grande

Os vereadores Vilmar Galvão (PT), Isaías Romero (PDT), Cláudio Rosa (PMDB), Jorge Pozzobom (PSDB) e Magali Adriano (PMDB) participaram da audiência do Pacto pelo Rio Grande, que aconteceu na tarde desta segunda-feira no plenário da Câmara Municipal.

O público pôde expor suas idéias durante tempo de 3 minutos. O vereador Cláudio Rosa deixou sua contribuição. “Vamos investir nas pequenas empresas, mas também não podemos prejudicar os servidores públicos”.

O professor Bruno Pippi, presidente do CPERGS-SM, disse que é contra o pacto, inclusive não participou das votações e falou do descontentamento da categoria. “Nós estranhamos algumas medidas. Não vemos projetos de desenvolvimento com distribuição de renda, combate à sonegação, eficiência da fiscalização, redução de cargos de confiança. Quem vai pagar o pato são os servidores públicos estaduais” enfatizou.

O vereador do PDT, Isaías Romero, disse que esperava mais representantes na audiência e que o público deixou a desejar. Para o Secretário de Finanças do município, Roberto da Luz, Santa Maria foi prejudicada por ter sido uma das últimas cidades a participar do seminário. “O discurso da Assembléia Legislativa foi de premiar a cidade com o desfecho dos seminários, mas ficamos sem tempo para a discussão”.

O Diretor do INPE – Região Sul, Nelson Schuch, contou sua experiência no Seminário da última sexta-feira e no grupo de trabalho do qual participou.

O vereador Vilmar Galvão alertou que será preciso encontrar saídas para equilibrar as finanças do estado, pois todos os candidatos sabem que se …”



SE DESEJAR ler a íntegra das reportagens, pode fazê-lo acessando a página de notícias do ClicRBS na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/clicnoticias/, e também a página da Câmara de Vereadores, no endereço www.camara-sm.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo