Arquivo

Partidos. São só quatro grandes em Sta Maria

O levantamento mais atualizado aponta, o que não chega a ser uma grande novidade, mas é importante, dado o momento eleitoral, quantos filiados cada partido tem em Santa Maria.

Por que é importante? Simples. Supõe-se que se tenha, nos formalmente ligados às siglas, o exército necessário de militantes em busca de votos em 1º de outubro. Aliás, a militância direta, o corpo-a-corpo, terá fundamental efeito nesta campanha, dadas as restrições férreas impostas pela legislação à campanha eleitoral.

Sem sowmícios, camisetas, bottons e outros itens, sobram duas formas de amealhar votos: o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV e o contato direto com o eleitor, o conversê, o tete-a-tete, o proselitismo enfim.

Como é sabido que os meios eletrônicos estarão focados especialmente nas candidaturas majoritárias, resta aos concorrentes a deputado estadual e federal ficar frente a frente com o eleitorado. E, eis aí o porquê, a militância é o meio mais à mão para todos os candidatos.

Nesse sentido, quanto mais homens e mulheres dispostos a empunhar uma bandeira, ir de casa em casa, melhor. É a tese, ao menos.

Assim, os partidos com maior número de filiados têm teórica vantagem. E, em Santa Maria, não há dúvida: PT, PMDB, PP e PDT estão bem à frente dos demais, como se nota na reportagem de Thiago Buzatto, que o jornal A Razão está publicando neste final de semana. Segundo o relato, o PT tem a maior quantidade, acima de PMDB, PP e PDT. Aliás, nota-se uma redução expressiva experimentada pelo PP que, porém, mantém-se, com folga, entre os grandões da política local. Confira você mesmo:

”Filiados: o PT é o maior de SM
PP, que havia divulgado extra-oficialmente ter mais de 5 mil filiados, possui “apenas” 3191, nove a menos que em 2005

A divulgação do número de filiados dos partidos políticas de Santa Maria causou surpresa em um dos três maiores partidos do município. O Partido Progressista, que divulgou extra-oficialmente um número de filiados de 5207 – um aumento de 62,7% relação aos 3200 de 2005 – aparece, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, com 3191 filiados somadas as duas zonas eleitorais de Santa Maria (41ª e 135ª), ou seja, nove a menos do que no ano passado.

Os números causaram estranheza no PP. Na reportagem publicada na edição dos dias 29 e 30 de abril deste ano, baseada nos dados extra-oficiais apresentados por representantes das siglas políticas do município, foi divulgado que o PP passara da terceira para a primeira colocação, o que, com base nos dados do TSE, não procede. Na verdade a sigla permanece atrás do PT (4204) e do PMDB (3852).

O presidente progressista no município, Marcelo Dalla Corte, mostrou-se surpreso com os números. “É estranho. Ainda mais porque aparecemos com menos filiados do que no ano passado. Na época da convenção municipal, só o Sérgio (Cechin) filiou mais de mil pessoas”, contesta Dalla Corte. O dirigente progressista admite, no entanto que pode ter acontecido erros na entrega da lista.

Questionados sobre a grande diferença entre a relação entregue pelo PP e o número apresentado, um funcionário do Cartório Eleitoral verificou os números e não encontrou irregularidades. A fonte, que preferiu não se identificar, acredita que o erro tenha sido cometido por integrantes do próprio partido. “O partido entrega em disquete o nome de filiados, além de uma lista nominal gerada no sistema de filiação partidária. Então é feita a crítica (verificação do sistema que apresenta os dados que não estão de acordo com o sistema), que é mandada para os partidos corrigirem os erros. Então, cada sigla entrega novamente o disquete e a lista, o sistema verifica novamente, e definimos os números”, explica.

Os erros mais comuns, segundo o funcionário do cartório, são a filiação de eleitores inscritos em zonas eleitorais de outros municípios e a manutenção de eleitores já falecidos nas listas. Além destes, também são descontados das listas filiados em mais de uma sigla. No entanto, ele não acredita que este tenha sido o caso do PP, já que a diferença entre a lista entregue e a divulgada pelo TSE é próxima a 2 mil eleitores.

Os maiores – Seis partidos do município possuem mais de mil filiados: PT, PMDB, PP, PDT, PTB e PFL. Seguem a lista PSDB (810), PSB (749), PL (565), PPS (523) e PCdoB (416)…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, inclusive com os números completos e outras informações sobre os partidos em Santa Maria, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde as primeiras horas deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo