Arquivo

Pesquisa. Os percentuais que contentam todos

A Confederação Nacional de Transportes divulgou perto do meio dia a sua pesquisa mensal feita pelo Instituto Sensus, que apurou a tendência de voto para a Presidência da República, em pesquisa realizada entre 4 e 6 deste mês, tendo sido ouvidas 2 mil pessoas em todo o País.

Sinteticamente, se pode dizer que Luiz Inácio Lula da Silva cresceu dentro da margem de erro (de 3%), Geraldo Alckmin também elevou seu percentual, para além da margem (o que redundou numa redução da diferença) e a “terceira força”, Heloísa Helena caiu – e não foi tão pouco assim: de 8% para 5,4% (mesmo dentro da margem de erro, foi uma perda de mais de 30% sobre o seu próprio patamar).

De maneira que, para o tucano há o fato da redução da distância, e para Lula a confirmação de uma liderança e, mantidos os percentuais, ou até mesmo caindo um pouco, sua vitória no primeiro turno estaria garantida. Enfim, há o que comemorar, dos dois lados – conforme o olhar que se coloque sobre os números.

Para saber mais, leia a reportagem de Maria Clara Cabral, da sucursal de Brasília do portal Terra, em texto publicado no seu canal de notícias sobre as Eleições de 2006. Ah, pelo menos no título, o editor da notícia preferiu realçar a queda da diferença. Confira:

”CNT-Sensus: cai vantagem de Lula sobre Alckmin

A pesquisa CNT/Sensus de julho indicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44,1% das intenções de voto contra 27,2% de Geraldo Alckmin (PSDB). Em relação à pesquisa realizada em maio, o resultado mostra que diminuiu a vantagem de Lula, mas o petista ainda ganharia no 1º turno considerando apenas os votos válidos. Em maio, a vantagem de Lula era de 22,5 pontos percentuais, caindo para 16,9 pontos na nova pesquisa.

Na simulação do primeiro turno, a senadora Heloísa Helena (Psol) obteve 5,4% dos votos, Cristovam Buarque (PDT), 1,4% e Ana Maria Rangel, (PRP) 1,2%. Os candidatos José Maria Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO) e Luciano Bivar (PSL) alcançaram cada um 0,3%. Votos brancos, nulos e indecisos somam 20%.

O levantamento entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 4 e 6 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), está registrada no TSE sob número 10382 /2006.

Na pesquisa realizada em maio, Lula tinha 42,7% dos votos contra 20,3% de Alckmin. Heloísa Helena tinha 8%, Cristovam, 0,5% e Eymael, 0,7%. Os indecisos, brancos e nulos somavam 23,9%. Não foi divulgada pesquisa CNT-Sensus em junho.

De acordo com Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, a melhora relativa de Alckmin é mais significativa que a melhora de Lula. “Isso ocorre graças a um exposição maior na mídia e o amortecimento do caso dos ataques do PCC no Estado de São Paulo”, explica. “Apesar de o Alckmin ter crescido um pouco, a distância entre Lula e o candidato tucano é confortável”, ressalta Guedes.

Levando em conta apenas os votos válidos, sem brancos, nulos e indecisos, Lula alcança 55,1%, Alckmin, 34%, Heloísa Helena, 6,7% e Cristovam, 1,7%, o que garantiria vitória ao presidente já no primeiro turno.

Segundo a pesquisa atual, na simulação do segundo turno, Lula ganharia com…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página de Eleições do Portal Terra na internet, no endereço http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo