Arquivo

Análise. Lula “deveria se assustar”, diz jornalista

Como tenho feito habitualmente, logo após a divulgação de pesquisas nacionais, tenho buscado a opinião de analistas independentes, normalmente do Centro do País – sim, eu sei que há independentes por aqui; apenas prefiro um de lá, porque está mais perto do poder. Só isso).

Já reproduzi, aqui, avaliações feitas por Josias de Souza, da Folha de São Paulo, Ricardo Noblat, que mantém página na internet e escreve n’O Estado de São Paulo, e Kennedy Alencar, da FSP e do portal Folha Online, onde escreve a coluna Brasília Online.

Desta vez, a exclusivo juízo meu, decidi publicar Alencar. E por uma singela razão: ele projeta o futuro de uma forma mais crítica, atingindo a todos. Desde o provável vencedor, até seus mais ferrenhos opositores. Vale a pena ler:

”Lula deve temer a própria força

As pesquisas recentes sobre a corrida presidencial revelaram mais do que a provável reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno. Elas mostraram que o presidente poderá obter a maior vitória desde a redemocratização do Brasil em 1985.

Uma conquista dessa magnitude após um escândalo como o do mensalão deveria assustar o próprio conquistador, inspirando-lhe cautela para não meter os pés pelas mãos. Vamos aos números das disputas presidenciais desde a redemocratização:

Em 1989, Fernando Collor de Mello e Lula passaram ao segundo turno com 30,48% e 17,19% dos votos válidos. Na segunda fase, Collor derrotou o petista por 53,03% a 46,97%.

Em 1994, o Plano Real vitaminou o tucano Fernando Henrique Cardoso, dando-lhe vitória no primeiro turno. Placar de 54,28% dos votos válidos contra 27,04% do petista.

Quatro anos depois, FHC se reelegeria em primeiro turno e imporia nova derrota ao PT. O tucano bateu Lula por 53,06% a 31,71%. Após três derrotas sucessivas, o petista chegou ao Palácio do Planalto em 2002. Lula venceu o tucano José Serra, mas teve de fazê-lo em duas etapas. No primeiro turno, o petista recebeu 46,44%. O tucano, 23,20%. Na segunda fase, Lula marcou 61,27%. E Serra, 38,73% dos votos válidos.

Na terça (29/08), pesquisa do instituto Sensus mostrou que Lula obteria uma vitória no primeiro turno com 62,3% dos votos válidos. Geraldo Alckmin, candidato da aliança PSDB-PFL, teria 23,8%.

A pesquisa Datafolha também confirma a possibilidade de vitória histórica. Desconsiderado o resultado do segundo turno de 2002, seria a melhor performance numa corrida pelo Palácio do Planalto desde 1989. De acordo com o Datafolha apurado e divulgado na terça, Lula tem 50% de intenção de voto contra 27% de Alckmin. Em votos válidos, são 56% a 30%.

Na mesma terça, porém, o próprio presidente e o seu partido deram sinais preocupantes. Tornado público, o texto do programa de governo de Lula começa com um ataque virulento ao PSDB e ao PFL. Para um presidente que havia falado em “entendimento nacional” na semana passada, foi uma bola fora.

De tarde, ao ser informado de novos ataques de FHC, Lula teve uma reação irada num hotel paulistano. Usou as palavras “golpista”, “inveja” e “mau perdedor” para se referir ao ex-presidente.

Com esse espírito, Lula e o PT vão apenas acirrar ânimos que já estão para lá de Bagdá de tão exaltados.

Autocrítica e oposição

Se é compreensível que a oposição adote duro discurso de curto prazo para tentar evitar a vitória de Lula, é recomendável que modere o seu bombardeio caso o petista seja reeleito…”


SE DESEJAR ler a íntegra da análise, pode fazê-lo acessando a coluna de Kennedy Alencr na Folha Online, no endereço (http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/brasiliaonline/).

SE DESEJAR ler a íntegra também as opiniões de Josias de Souza, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/.

E, POR FIM, SE desejar também saber o que escreveu Ricardo Noblat, a respeito das pesquisas, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://www.noblat.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo