Arquivo

Câmara. As ausências de Schirmer e Pimenta

O jornal Zero Hora, em reportagem assinada pelo jornalista Fábio Schaffner, da sucursal de Brasília, traz informações muito interessantes sobre os nossos deputados federais. E não dá exatamente notícias alvissareiras para os parlamentares.

No caso de Cezar Schirmer, do PMDB de Santa Maria, constata que é o mais faltoso dos parlamentares gaúchos na Câmara dos Deputados. Teria se ausentado das sessões em 219 ocasiões. Não tive acesso às fontes do repórter de ZH, mas no site Transparência Brasil, o número de faltas é menor, embora ainda assim significatitivo: 212, nos três anos e meio de mandato. Aliás, nesse período, segundo a TB, foram 571 sessões, o que significa que Schirmer faltou em 37% delas.

O outro deputado santa-mariense, o petista Paulo Pimenta, por sua vez, de acordo com o Transparência Brasil, faltou 106 vezes, ou 18% das vezes. Em nenhum dos dois casos, convenhamos, é pouca coisa. Ou é?!

A propósito da reportagem de Schaffner, leia comentário da colunista política de Zero Hora, Rosane de Oliveira, na sua “Página 10”:

”Custo e benefício

O minucioso levantamento do repórter Fábio Schaffner sobre a produção dos deputados gaúchos e seus gastos no período de 18 de fevereiro de 2003 a 2 de agosto deste ano joga luz sobre a relação entre custo e resultado do trabalho dos gaúchos. Os números permitem ao eleitor avaliar se determinado deputado vale quanto custa para os cofres públicos.

Os que estão na Câmara desde o início de 2003 gastaram, em média, cerca de R$ 500 mil com aluguel, combustível, material de expediente, consultoria, divulgação, locomoção (passagens e diárias) e segurança. Nesse valor não estão incluídos o salário do parlamentar nem os gastos com a contratação de servidores.

Curioso é o dado referente às faltas às sessões. Treze dos 31 têm mais de cem faltas em três anos. No topo da lista está o deputado Cezar Schirmer (PMDB), com 219 faltas, seguido de Kelly Moraes (PTB), com 174, e de Paulo Gouvêa (PL), com 161.

O levantamento mostra que, sem contabilizar as dívidas, Érico Ribeiro (PP) tem o maior patrimônio declarado (R$ 37,2 milhões), seguido por…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem de Fábio Schaffner e da coluna de Rosane de Oliveira, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/

SE DESEJAR ler mais informações sobre os nossos deputados, inclusive dados fiscais e outros dados relevantes para aferir o seu (deles) desempenho na Câmara, sugiro a leitura do site Transparência Brasil, no endereço http://perfil.transparencia.org.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo