Arquivo

Confissão? Só falta a FH antecipar a derrota

Atenção, atenção: o título desta nota é óbvio, a partir do momento em que se lê o que disse o ex-presidente da República, e maior nome do PSDB, na inauguração de um comitê eleitoral em São Paulo, na noite desta quarta-feira.

O tom é de derrota, como você vai perceber na reprodução do texto. Mas, na verdade, vai além disso: é a síntese do pensamento dos líderes nacionais tucanos, que ficaram desnorteados com os resultados das últimas pesquisas. Tanto o instituto Sensus, quanto o Datafolha, mostraram uma queda na intenção de voto do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. E, ao contrário do que imaginavam os líderes, o até agora principal concorrente de Luiz Inácio Lula da Silva entra no período de propaganda no rádio e na televisão em uma posição muito desconfortável. E, consta, pelo menos 5% abaixo do que seria minimamente recomendável, segundo avaliação feita lá em abril.

Agora, a aliança tucano-pefelista, segundo todos os analistas independentes, vê-se diante de um dilema: partir para a “carnificina”, mostrando cenas das CPIs do Mensalão e dos Bingos, por exemplo, ou continuar com o plano inicial, que é o desejo de Alckmin, de apresentar o candidato ao País e, mais que isso, suas propostas de governo?

Não era esse o propósito dos organizadores da campanha. Definitivamente, não. Nessa hora, o quadro estaria, segundo a idéia anterior, bem mais equilibrado. Não é o caso. Por isso, também, surge o discurso de FH. Que, se não é confissão de derrota, está muito próximo disso.

Quem sabe você tira a dúvida, que é também deste jornalista? O que quis dizer o ex-Presidente. Leia o texto assinado por Raimundo de Oliveira, que a Folha de São Paulo deve estar publicando nesta quinta-feira, e que a Folha Online, o braço de internet do jornalão paulista publicou no final da noite desta quarta-feira:

”FHC admite que PSDB “falhou” na campanha de Alckmin

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez um mea culpa em relação à atuação do PSDB e à campanha eleitoral do partido. FHC esteve na inauguração do comitê eleitoral de seu ex-ministro da Educação Paulo Renato, candidato a deputado federal, e foi veemente ao apontar falhas no seu próprio partido e na campanha do PSDB.

“Nós temos falhado no PSDB. Não temos feito o trabalho de formiguinha. Não temos mantido o partido ativo fora do período eleitoral. Nós não temos tido a capacidade de penetrar mais profundamente na sociedade. Não temos tido a capacidade de canalizar o sentimento da sociedade”, disse.

“Nós muitas vezes ficamos com receio porque os nossos adversários gritavam que estávamos errados e nós, muitas vezes, não lutamos com afinco por aquilo estávamos fazendo.”

Segundo FHC, o partido precisa de uma reconstrução e os candidatos tucanos têm como desafio fazer com que os eleitores acreditem em suas palavras.

“Agora é o momento de reconstruir o partido também e de atitude. Num país como o nosso, com 125 milhões de eleitores, se os candidatos não forem capazes, com suas palavras, com seu gestual de transmitir uma mensagem e esta mensagem colar com o sentimento do povo, não se ganha eleição”, disse.

“Nosso desafio é esse: é ter palavras que magnetizem, eletrizem, e que o povo sinta a palavra verdadeira e tenha, portanto, reciprocidade e dê o voto. O voto não vai ser dado por…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, e outros textos sobre o assunto, pode fazê-lo acessando a página de “Brasil do portal da Folha Online, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo