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Economia. Ainda falta o preço da tarifa, mas Santa Maria volta ao circuito aéreo comercial

Duas notas atrás, ao comentar reportagem de A Razão sobre o Royal Plaza Shopping, eu escrevia acerca do aumento do número de empregos e da existência de, afinal, motivos para festejar, a despeito das dificuldades enfrentadas, especialmente, pela classe média.

Na mesma edição do jornal, é possível encontrar outra informação que pode ajudar a compor um quadro otimista. Afinal, ao que tudo indica, Santa Maria vai voltar meeeesmo a figurar no mapa da aviação comercial brasileira.

É verdade que, pelo menos todos os potenciais usuários que conheço dizem isso, o preço da tarifa será determinante para saber se a demanda (que existe) será mesmo atendida. E isso ainda não está definido. De qualquer forma, os pilotos (14) já foram contratados; outros empregos (60) já foram gerados, ainda que nem todos em Santa Maria, e a NHT, empresa que tem sua origem aqui mesmo, no município, já está pronta para voar.

Um dos documentos fundamentais, o “certificado de homologação”, já foi emitido e a companhia espera estar no ar já em setembro. Saiba mais detalhes, na reportagem de Lucas Casali:

”Vôos comerciais dentro de um mês
Essa é a expectativa se portaria for emitida à NHT. Certificado de Homologação já foi concedido

Os vôos comerciais da NHT podem começar em pouco mais de um mês. O diretor-geral da empresa, Reinaldo Herrmann, diz que foi informado na manhã de ontem que o Certificado de Homologação de Empresa Aérea havia sido concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ele vai viajar hoje ao Rio de Janeiro para receber o certificado. Uma vistoria final vai ser feita em Porto Alegre na quinta e na sexta-feira pela Superintendência de Serviços Aéreos (SSA), que, a partir daí, tem 30 dias para emitir a portaria de concessão, último documento necessário para o início dos vôos comerciais.

A NHT pretende solicitar uma autorização provisória para começar antes os vôos comerciais, no caso de a SSA, que é um órgão da ANAC, demorar para conceder a portaria.

A vistoria vai analisar o funcionamento da parte jurídica, comercial, administrativa e financeira da empresa. De acordo com Herrmann, no que se refere às partes de manutenção de aeronaves e operacionalização de vôos, já está tudo aprovado. Em um primeiro momento, a NHT voaria com apenas um avião, atendendo seis cidades gaúchas, incluindo Santa Maria, que deve ter vôos diários a Porto Alegre. Um mês depois, começariam os vôos para outras três cidades do Estado, mais Navegantes (SC) e Curitiba (PR). Eles serão feitos por um outro avião.

Os santa-marienses poderão ter a oportunidade de viajar de avião a Porto Alegre em 50 minutos, ao invés de enfrentar as quase quatro horas de ônibus ou três de carro para percorrer os 300 quilômetros até a capital. A empresa já tem uma proposta de linhas, horários, vôos e preço de passagem, que vai passar pela aprovação da SSA.

Herrmann preferiu não divulgar as propostas de preço, receando frustrar a expectativa dos futuros passageiros. É obrigatório que a empresa tenha uma filial em cada cidade atendida por ela. O diretor-geral diz que elas já estão quase todas estabelecidas. “Já está quase tudo pronto para começar.” Em Santa Maria, a filial da NHT está instalada no aeroporto localizado junto à Base Aérea.

A NHT já dispõe de um avião LET 410 UVP E-20, bimotor com capacidade para 19 passageiros e dois tripulantes, fabricado pela Aircraft Industries, da República Tcheca. A empresa pretende ter seis do mesmo modelo. Um segundo deve vir ainda este mês, por volta do dia 10, segundo Herrmann. Neste segundo semestre a empresa atenderia apenas 11 cidades.

Com as outras quatro aeronaves, o atendimento deve se expandir para outras cidades da Região Sul do país, mas o diretor-geral não quis adiantar quais outras estão nos planos da empresa…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta quarta-feira.

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