Arquivo

Educação. Enade e as boas notas de Sta Maria

As instituições de ensino superior de Santa Maria não têm do que se queixar. E, por conseqüência, a comunidade também. Afinal, exceção feita a um curso (Engenharia Ambiental, da Unifra), todos os demais, avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), tiveram nota mínima 3, de um máximo de 5.

E a maioria, acrescente-se, ficou acima disso, como mostra reportagem que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta terça-feira. Confira você mesmo:

”Boas notas no ex-Provão
Universitários de Santa Maria tiveram bom desempenho na avaliação do Ensino Superior feita pelo MEC em 2005

Os universitários de Santa Maria não deixaram a desejar no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2005, avaliação do Ensino Superior que substituiu o antigo Provão. O Ministério de Educação (MEC) divulgou ontem as médias das provas feitas em agosto do ano passado por 1.882 formandos e recém-aprovados de cinco instituições da cidade – Faculdade Medodista (Fames), Faculdades Palotinas (Fapas), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Baseado nas notas obtidas pelos alunos, cada curso recebeu um conceito que vai de 1 (o mais baixo) e 5 (o mais alto). A boa notícia para Santa Maria é que apenas um teve uma nota abaixo de 3 – Engenharia Ambiental, da Unifra, recebeu 2. O restante foi de 3 para cima.

Mais uma vez, como em 2004, destaque para a UFSM. De 17 cursos avaliados, cinco tiveram a nota máxima, e 11 ficaram com 4. Apenas a Engenharia Elétrica recebeu 3.

Na Unifra, que teve 10 cursos participando do Enade 2005, os louros vão para os alunos de Filosofia, Geografia e História, com nota 4. Desempenho semelhante aos estudantes de Filosofia da Fapas.

Há casos também de cursos que ficaram sem conceito no Enade, como as turmas de Arquitetura e Urbanismo da Unifra e da Ulbra. Isso ocorre porque esses cursos ainda não tinham formandos em 2005.

MEC também avalia a instituição e o curso

O Enade foi criado em 2004 para substituir o Provão. Só com a prova marcada para 12 de novembro é que será fechado o primeiro ciclo da avaliação. Todas as áreas de conhecimento existentes em cursos de nível superior do país terão sido contempladas. Portanto, os cursos que farão prova neste ano não são os mesmos de 2005 nem de 2004…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta terça-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo