Arquivo

Eleições 2006. Até terça, mais duas pesquisas

Os nervos dos comandantes de campanha, além dos próprios candidatos, estão à flor da pele. E essa tensão se amplia em momentos pré-divulgação de pesquisas de intenção de voto. É o que se diz. E, se o que se diz é verdadeiro, os estoques de ansiolíticos devem estar acabando. Afinal, entre esta sexta (ou muito provavelmente no final de semana) até a próxima terça, pelo menos dois levantamentos nacionais de aferição da vontade do eleitorado estarão sendo divulgados.

Um, feito pelo instituto Sensus, sob encomenda da Confederação Nacional do Transporte, tem o período previsto para as entrevistas encerrado hoje. Normalmente, a CNT torna público o resultado às terças-feiras. Mas nada impede que a divulgação se dê nesta sexta ou mesmo no final de semana.

São 2 mil entrevistados em 195 municípios, conforme o registro feito no Tribunal Superior Eleitoral ainda na semana passada. A coleta dos dados começou na última terça, e deve captar a intenção de voto do eleitorado já tendo sido realizados cinco dias de campanha política gratuita no rádio e na TV.

A segunda pesquisa, e que pode ser até publicada antes, foi registrada nesta quinta-feira, no TSE. Também está sendo feita desde terça-feira, mas o período de realização do levantamento se estende até domingo. Como foi encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo, e os periódicos procuram editar o quanto antes, não é impossível que seja conhecida já na segunda-feira. Quem está fazendo o trabalho é o Ibope, que está ouvindo 2.002 eleitores em todo o país.

Mas, além das pesquisas Sensus e Ibope, outros levantamentos parciais estão em fase de realização. Alguns são apenas estaduais. Outros, além de pleitos regionais, também investigam, em determinado Estado, o comportamento do eleitor em relação à sucessão presidencial.

Confira, na notícia divulgada pelo TSE, quais as pesquisas registradas naquele tribunal, em todos os âmbitos:

”Instituto Ibope vai ouvir 2002 pessoas sobre sucessão presidencial até 27 de agosto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu novos pedidos de registro de pesquisas de intenção de voto para sucessão presidencial e outros cargos em âmbito nacional e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia.

Âmbito nacional

O instituto Ibope Opinião Pública Ltda foi contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo S/A para ouvir 2002 pessoas entre os dias 22 e 27 de agosto em todo o país (capital e interior) para saber a intenção de voto do eleitorado para presidente da República.

O Ibope vai perguntar, ainda, em quem o eleitor votaria num eventual segundo turno das eleições e para quem foi o voto no pleito de 2002. A pesquisa também vai traçar um perfil dos eleitores. O levantamento foi orçado em R$ 115,3 mil, contando com 95% de índice de confiança e margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, e inclusive saber quais as outras pesquisas registradas, pode fazê-lo acessando a página do Tribunal Superior Eleitoral na internet, no endereço http://www.tse.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo