Arquivo

Eleições 2006. Justiça busca 2,5 mil mesários

São 56 mesários em Itaara, 40 em Silveira Martins, 52 em Dilermando de Aguiar e outros 52 em São Martinho da Serra. A eles se juntam 2.248 nas duas Zonas Eleitorais de Santa Maria. Assim, na área das 41ª e 135ª zonas com sede na cidade, o contingente que vai atuar diretamente nas seções, nos cinco municípios, soma perto de 2,5 pessoas trabalhando. Uma parte, pequena, é composta de voluntários. A grande maioria é convocada pela Justiça Eleitoral.

Esse verdadeiro exército vai trabalhar no dia 1º de outubro. Tudo em nome da cidadania. Não há remuneração para esse tipo de atividade, tão fundamental no maior momento da democracia brasileira. No Brasil inteiro, chega perto a 1,5 milhão o número de cidadãos convocados pela Justiça Eleitoral.

Na edição desta quarta-feira, o jornal A Razão, em reportagem de Thiago Buzatto, trata especificamente da questão de Santa Maria e dos quatro municípios mais próximos. Confira:

”Justiça eleitoral atrás de mesários
Em Santa Maria, serão necessárias cerca de 2 mil pessoas para trabalhar nas seções do município

A praticamente dois meses das eleições que definirão o presidente, os governadores, deputados estaduais e federais e senadores para o mandato que começa no próximo ano, a Justiça Eleitoral brasileira se mobiliza para conseguir o número de mesários suficientes para coordenar cada uma das 380.945 seções eleitorais divididas entre as 3.073 zonas eleitorais dos 5.565 municípios e em 93 países. Neste pleito, deverão ser utilizados 1.443.780 mesários – um presidente de mesa e três mesários por seção -, para controlar e fiscalizar o voto de 125.913.479 eleitores registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os números são elevados. No Brasil, existem 91.037 locais de votação; no exterior, são 207, totalizando 91.244 locais de votação. O Rio Grande do Sul é o quinto colégio eleitoral do país, com 7.750.583, ou seja, 6,16% do total de votantes, e Santa Maria é o quinto do Estado, com cerca de 180 mil eleitores.

Dentro deste emaranhado de números, é um desafio para a Justiça Eleitoral do país armar todo aparato que envolve os bastidores de cada pleito. Em Santa Maria, por exemplo, as Zonas 41ª e 135ª já estão convocando os 2.248 mesários que trabalharão no primeiro turno e, se houver, também no segundo no município, além de outros duzentos dos quatro municípios abrangidos por ambas Zonas – Dilermando de Aguiar São Martinho (41ª), Silveira Martins e Itaara.

De acordo com a chefe da 41ª Zona Eleitoral, Raquel Curto de Souza, embora os eleitores já estejam sendo chamados para trabalhar como mesários, no próprio dia da eleição será possível “recrutar” eleitores. “Sempre acontece de alguém precisar ser substituído de última hora”, revela. Ela lembra que há casos de mesários que se ausentam sem justificar com antecedência ao juiz eleitoral, mas alerta que estes deverão ser punidos. “O artigo 344 do Código Eleitoral Brasileiro prevê detenção de até dois meses ou pagamento de multa no valor de 90 a 120 dias/multa”. O dia/multa é calculado com base a um dia de trabalho referente ao salário mínimo.

Voluntários – As convocações estão sendo feitas via Correios, mas os eleitores podem se inscrever voluntariamente para participar dos trabalhos junto às seções. Basta que procurem o cartório eleitoral no qual estão cadastrados e façam a solicitação ao juiz eleitoral. As inscrições também podem ser feitas pela internet no site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-rs.gov.br)…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta quara-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo