Arquivo

Eleições 2006. Quinteto de partidos, sozinho, tem mais de 30% dos candidatos em todo o País

Cinco partidos – PMDB (1.334), PDT (1.330), PT (1.207), PSDB (1.155) e PSB (1.130) – dos 29 inscritos no Tribunal Superior Eleitoral detêm mais de 30% do total de candidatos que concorrem a um cargo eletivo em 1º de outubro.

Essa é uma das informações divulgadas nesta quinta-feira pelo TSE, que também traz uma curiosidade: o nanico PSDB, de José Maria Eymael, candidato à Presidência da República, é a única sigla a ter candidato a governador em todos os estados da Federação.

Na relação por Estados, São Paulo pontifica, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na outra ponta, Sergipe, com apenas 261 candidatos, é o que tem o menor número de pretendentes a um cargo eletivo em 2006.

O PDT lidera o número de candidatos a deputado federal e o PMDB, a maior agremiação do País, ponteia entre os que mais têm concorrentes às Assembléias Legislativas. Quer saber mais? Leia a reportagem da assessoria de comunicação do TSE:

”PSDC é o único partido com candidatos ao governo em todos os estados

Dos 29 partidos políticos registrados no TSE, todos têm candidatos disputando cargos nas próximas eleições de outubro. O PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) é a legenda com maior número de concorrentes: 1.334. O PDT (Partido Democrático Trabalhista) vem em segundo, com quatro candidatos a menos: 1.330. O PT (Partido dos Trabalhadores) fica em terceiro lugar, com 1.207 candidatos. O PSDC (Partido Social Democrata Cristão) é o único partido com candidatos a governador em todos os estados.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e contemplam os 19.619 candidatos – número que exclui os aspirantes a vice e a suplente – cadastrados na base de dados do Tribunal até o dia 2 de agosto. O número de candidatos somente estará consolidado após 23 de agosto, quando todos os pedidos de registro de candidatura devem estar julgados pela Justiça Eleitoral.

O TSE também ressalva que não digita dados dos candidatos. O TSE recebe as informações fornecidas pelos candidatos à sucessão presidencial em meio magnético (CD-Rom ou disquete), mediante os requerimentos feitos pelo sistema CandEX. Com exceção dos candidatos a presidente, os dados de todos os demais postulantes aos cargos eletivos foram repassados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

No dia 1º de outubro, data do primeiro turno, ou no dia 29 de outubro, caso haja o segundo turno, serão escolhidos o presidente da República, 27 governadores, 27 senadores – havendo a renovação de um terço do Senado Federal – 513 deputados federais e 1.059 deputados estaduais/distritais.

Por partido

Depois do PMDB, PDT e PT, o PSDB é a legenda com mais candidatos: são 1.155. Em seguida vêm o PSB (Partido Socialista Brasileiro), com 1.130, e o PV (Partido Verde), com 1.038.

A legenda com a menor participação é o PRB (Partido Republicano Brasileiro), com 103 candidatos. O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) concorre com 127 candidatos; o PC do B (Partido Comunista do Brasil), com 367 e o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), com 443.

Por cargo

Na disputa pelos cargos de governador e de senador, o PSDC apresenta a maior quantidade de candidatos a governador e a senador, respectivamente, 27 e 19. Depois vem o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), com 24 candidatos a governador e 17 candidatos ao Senado. Cinco legendas, por outro lado, têm apenas um candidato a governador: PC do B (Partido Comunista do Brasil); PL (Partido Liberal); PRB (Partido Republicano Brasileiro); PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Já o maior número de concorrentes a deputado federal pertence ao PDT: 435. O PMDB responde pela maior participação na disputa pelo cargo de deputado estadual, com 871 aspirantes. Na categoria deputado distrital, o PFL apresenta o maior número: 72 candidatos.

Na outra ponta, a legenda com a menor soma de candidatos, o PRB, apresenta um candidato a governador, um a senador, 28 a deputado federal, 70 a deputado estadual e três a deputado distrital.

Por estado O maior colégio eleitoral do país, o estado de São Paulo, é também a unidade da federação com o maior número de candidatos na disputa: 2.859. Em segundo lugar, está o estado do Rio de Janeiro, com 2.328 candidatos, e, em terceiro, Minas Gerais, com 1.570.

Já o estado com o menor número de concorrentes é Sergipe: 269. Em seguida, vêm o Rio Grande do Norte, com 273, e, com pequena diferença, Mato Grosso do Sul, com 279 candidatos…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, inclusive a relação completa de partidos com o número de candidatos que apresentam ao pleito deste ano, pode fazê-lo acessando a página do Tribunal Superior Eleitoral na internet, no endereço http://www.tse.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo