Arquivo

Ex-candidato. Giacomini, magoado e indignado, decide até sexta se continua no PMDB

Foram quatro anos de trabalho formiguinha, arregimentando apoios aqui e ali, com maior ou menor densidade, conforme a localidade. Ao ponto de consolidar uma candidatura a deputado estadual que ele considerava viável. Isto é, capaz de amealhar algo como 35 mil ou 40 mil votos, quem sabe suficientes para garantir uma vaga na Assembléia Legislativa, pelo PMDB.

Essa era a expectativa de Luiz Celso Giacomini, ex-presidente municipal da sigla em Santa Maria, e ex-presidente da Fundação de Esportes do RS (Fundergs) no governo Germano Rigotto. Com uma história partidária, portanto. E que mantinha até a condição de candidato preferencial garantida nos municípios da Quarta Colônia.

Tudo ia bem até perto das 5 da tarde de 29 de junho, data da convenção estadual do PMDB, que homologaria os candidatos ao pleito de 1º de outubro. Algo aconteceu e, de repente, o nome de Giacomini foi retirado da nominata de concorrente à Assembléia Legislativa, sendo colocado na relação de candidatos a deputado federal.

Desde aquele momento, começou uma luta política e jurídica. Sem resultado. O Tribunal Regional Eleitoral acabou indeferindo o pleito de Giacomini, que desistiu de ser candidato a deputado federal, frustrando um sem número de apoiadores e eleitores que o queriam deputado estadual.

O que aconteceu, afinal de contas? Nesta terça-feira, o militante peemedebista, em entrevista (que assisti parcialmente) ao repórter Thiago Buzatto, Giacomini desabafou. Demonstrou claramente sua mágoa e, também, a indignação com figuras importantes do PMDB. E admite até a possibilidade de deixar a militância partidária. O futuro político será discutido e decidido na sexta-feira, com seus apoiadores em Santa Maria e na região.

Na entrevista, que reproduzo a seguir, você saberá o que afinal aconteceu desde aquele final de tarde até agora, na versão de Luiz Celso Giacomini. Confira:

”Giacomini decidirá se fica no PMDB
Até sexta-feira, peemedebista tomará decisão junto com seus apoiadores na frustrada tentativa de concorrer à AL

<>Filiado desde 2 de abril de 1992, Luiz Celso Giacomini pode estar deixando o PMDB. É o que afirmou o ex-presidente municipal da sigla e ex-presidente da Fundergs ontem em entrevista ao jornal A Razão. A decisão deve ser anunciada nesta sexta-feira, após encontro com os apoiadores de sua tentativa de concorrer a deputado estadual, frustrada pela troca, sem consentimento, do nome do santa-mariense da lista de candidatos à Assembléia Legislativa, para concorrer a deputado estadual.

Giacomini ainda não bateu o martelo. Embora bastante indignado com a conduta da Executiva Estadual em não hesitar ao alterar sua inscrição, ainda recebe apelos de companheiros de sigla para que continue militando junto ao PMDB. No entanto, deixará para estudar o assunto junto com as pessoas que estiveram ao seu lado na busca da vaga na Justiça.

Fora do pleito de 1º de outubro, o ex-presidente municipal da sigla lamenta como tudo aconteceu. “Fiquei sabendo durante a convenção. Estava tranqüilo até que fui convidado para olhar a cédula de votação e vi que meu nome constava na lista de candidatos a deputado federal”, lembra. Giacomini revela que no início achou que fosse engano, mas que depois ficou sabendo que se tratava de uma imposição.

“Tivemos uma reunião (com o secretário-geral do partido, Rospide Neto, e com o tesoureiro Carlos Pacheco) que contou com a presença de dez representantes da Coordenadoria da Quarta Colônia e do Diretório de Santa Maria, que podem testemunhar, foi dito pelo secretário Rospide Neto que a exclusão do meu nome da lista de candidatos a deputado estadual teria sido exigência do deputado federal Cezar Schirmer, e que ele (Schirmer) teria dito que se eu concorresse a estadual ele retiraria sua candidatura”, afirma. Luiz Celso Giacomini lembra também que tem uma fita em que a conversa foi gravada.

Um dos dirigentes peemedebistas que estavam na reunião confirmam o fato, e acrescenta que a afirmação do secretário-geral do PMDB-RS, não foi dita num tom de acusação ou defesa. “O Rospide estava sofrendo pressão dos apoiadores do Giacomini para que explicasse o que havia acontecido. Ele teve a autorização do governador Germano Rigotto e do senador Pedro Simon para contar que o Giacomini havia sido retirado da lista por exigência do deputado Cezar Schirmer”, disse.

O ex-presidente da Fundergs mostra também mágoas com relação ao deputado federal. “Ele (Schirmer) colocou em jogo sua história de trabalho dentro do partido para excluir um candidato escolhido pela vontade de uma região inteira, desrespeitando a vontade de um grande grupo de peemedebistas da região”, acusa.

Caso deixe a sigla, Giacomini poderá entrar com ação indenizatória contra o partido ou contra Schirmer. Ele garante que, mesmo saindo, nãodeverá mais se envolver com política. Embora seja reconhecidamente pelo candidato o mais difícil de acontecer, se permanecer, a tendência é de que não entre na Justiça. Neste caso, o ex-candidato revelou que poderá agir de duas maneiras: ou indicar o nome de candidatos a deputado estadual e federal para tentar repassar parte de seus votos, ou então liberar o grupo de apoiadores…”

SE DESEJAR ler o restante da reportagem, que traz um box explicativo, além de uma cronologia do caso, afora outras manifestações de Luiz Celso Giacomini, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta quarta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo