Arquivo

Guerra Civil. Jornalista da Globo é libertado

Pouco menos de 24 horas depois da veiculação do vídeo do Primeiro Comando da Capital (PCC), os criminosos libertaram o jornalista Guilherme Portanova, seqüestrado na manhã de sábado, junto com o assistente Alexandre Coelho Calado – que havia sido liberado na noite do mesmo dia e foi portador da exigência dos bandidos.

Saiba mais detalhes da libertação de Portanova, na notícia publicada pelo portal Terra:

”Repórter da Globo seqüestrado pelo PCC é libertado

O repórter da TV Globo Guilherme Portanova, seqüestrado na manhã do sábado passado na capital paulista por supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi libertado por volta da 0h30 desta segunda-feira no bairro paulistano do Morumbi, na zona sul da cidade. Ele permaneceu em cativeiro por cerca de 40 horas e, durante esse período, o PCC ameaçava matá-lo caso a Globo não exibisse vídeo da facção criminosa com críticas ao sistema prisional paulista. A emissora atendeu a exigência na madrugada de domingo e veiculou o material no Estado de São Paulo.

Guilherme, que foi rendido com o auxiliar técnico Alexandre Calado (também já solto) na porta de uma padaria próximo à Globo, rumou diretamente para a sede da emisora após ser libertado. Lá, ele afirmou que está bem e não foi ferido pelos seqüestradores:

“Estou legal, ninguém me agrediu. Fui alimentado e, calculo, saí do cativeiro logo depois do Fantástico. Eles disseram que queriam ver o vídeo no ar e, aparentemente, ficaram satisfeitos”, declarou o jornalista à rádio CBN. As autoridades ainda não têm pistas sobre a identidade ou o paradeiro dos seqüestradores.

O auxiliar técnico Alexandre Calado, libertado no sábado à noite, foi incumbido pelo PCC de entregar à Globo a cópia do vídeo. O material, com 3 minutos e 26 segundos de duração, trazia um homem encapuzado criticando o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que prevê o isolamento dos detentos. A polícia de São Paulo informou que, na última semana, o SBT enviou uma cópia do mesmo vídeo ao Ministério Público Estadual, depois de o ter recebido pelos correios e se negado a divulgá-lo, como pedia uma carta anônima.

Calado disse, em entrevista ao Fantástico veiculada nesde domingo à noite, que ele e o repórter ficaram a maior parte do tempo sentados no banco traseiro de um dos carros utilizados no…”


SE DESEJAR ler a íntegra desta reportagem, bem como outras notícias sobre a “guerra civil” paulista, pode fazê-lo acessando a página específica acerca do tema, no Portal Terra, no endereço http://noticias.terra.com.br/brasil/guerraurbana/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo