Arquivo

Guerra Civil. Quem é o jornalista desaparecido

Até o momento em que publico essa nota, ainda não foi libertado o jornalista Guilherme Portanova, seqüestrado na manhã de sábado a mando do Primeiro Comando da Capital, o PCC, que em três ondas sucessivas, na metade de maio, metade de julho e agora, no início de agosto, transforma em terror a vida da população paulista.

Capturado junto com Portanova, o assistente técnico Alexandre Coelho Calado foi o portador, na noite de sábado, de um recado do PCC: a “TV Globo” deveria colocar no ar um DVD do bando, como condição para a libertação do repórter. A emissora, no meu ponto de vista com acerto (leia também a nota “Guerra Civil. Por que a Globo cedeu – e agiu corretamente – às exigências da bandidagem”, que publiquei na tarde deste dia 13), colocou o vídeo no ar, no início da madrugada de domingo.

Desde então já se passaram 24 horas. É lícito supor que alguma coisa esteja ocorrendo nos bastidores. Inclusive porque Alexandre Calado passou várias horas depondo para as autoridades policiais paulistas. A verdade, porém, é que o repórter ainda está nas mãos de seus captores, numa verdadeira provocação à sociedade.

Em todo caso, não custa nada saber mais sobre Guilherme Portanova. Já se disse e escreveu que ele é gaúcho, formado aqui e radicado desde o início do ano em São Paulo. Mas não é apenas isso. Confira o texto a respeito, publicado pelo portal Terra:

”Saiba mais sobre o jornalista Guilherme Portanova

O jornalista Guilherme Portanova, 30 anos, é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele já trabalhou na Rádio Gaúcha, TV COM, nas emissoras da RBS em Blumenau, Criciúma e Florianópolis (SC).

De maio a dezembro de 2005, participou do curso de especialização em telejornalismo promovido pela ECA/USP em parceria com a Rede Globo.

Portanova foi contratado após o curso, trabalhou no plantão da madrugada e atualmente participa também da equipe de reportagem do SPTV 1, jornal do meio-dia da Globo em São Paulo.

O repórter é conhecido no meio pela sua agilidade em matérias investigativas. Ele também já realizou várias reportagens com ligação ao crime organizado em São Paulo e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Na madrugada de 27 de junho, Portanova e sua equipe já havia sofrido um assalto em um posto de gasolina na mesma região onde ocorreu o seqüestro. A equipe foi atacada por…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, bem como outras notícias sobre a “guerra civil” paulista, pode fazê-lo acessando a página específica acerca do tema, no Portal Terra, no endereço http://noticias.terra.com.br/brasil/guerraurbana/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo