Arquivo

Inpe. Schuch deixa a chefia. Substituto é outro professor da UFSM: Celso Marques da Silva

Menos de 72 horas depois de o deputado Estilac Xavier anunciar, na Assembléia Legislativa, que o esforço das principais autoridades do Estado, inclusive o governador e os três senadores, havia significado a manutenção do professor Nelson Schuch e eis que a Universidade é sacudida por um fax dando conta da nomeação do substituto do até agora chefe da Unidade Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em Santa Maria.

Quem assume o posto de Schuch é também professor da UFSM, Celso Aramis Marques da Silva. Até este momento não se conhecem as circunstâncias que motivaram a escolha do pesquisador lotado no Departamento de Física. De qualquer forma, aparentemente, saiu vitoriosa a posição do presidente do Inpe, Gilberto Câmara que, ainda em maio, aqui mesmo na cidade, já comunicava a decisão de afastar Nelson Schuch.

Imagina-se, em todo caso, que nem toda a pressão exercida por políticos e lideranças locais foi suficiente para demover Câmara. Em todo caso, especula-se, a nomeação de um nome santa-mariense e reconhecido por sua capacidade técnica e intelectual será suficiente para amenizar qualquer outro efeito mais forte na direção contrária. A conferir.

EM TEMPO: Para saber mais sobre o anúncio da segunda-feira, agora contrariado, da permanência de Schuch à frente da unidade local do Inpe, leia também a nota ”Inpe. Nelson Schuch segue no comando da Unidade de SM. Pelo menos por enquanto”, que publiquei aqui no início da madrugada de terça, 8 de agosto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo