Arquivo

Vans e traileres. A mesma reunião em 2 versões

Sem fazer qualquer juízo de valor, reproduzo, a seguir, duas notícias sobre o mesmo tema. No caso, a reunião havida esta manhã, no Centro Administrativo Municipal, e que tratou do decreto que regulamenta a atividade de vans e traileres de lanches rápidos nos espaços públicos da cidade.

Participaram do encontro, além de vendedores, também vereadores e representantes do Executivo, a começar pelo prefeito em exercício, Werner Rempel.

A primeira notícia, assinada pela jornalista Carine Prevedello, é da assessoria de imprensa da Prefeitura. A segunda, sem assinatura (apenas a informação de que é oriunda da assessoria de imprensa) do redator, é oriunda da Câmara de Vereadores. Ambas foram encaminhadas aos veículos de comunicação, no final da manhã. Confira ambas:

Prefeito recebe representantes do comércio de lanches rápidos e define Grupo de Trabalho para discutir decreto n° 178

Representantes dos trailers fixos e de veículos móveis que comercializam lanches rápidos em Santa Maria foram recebidos na manhã desta terça-feira (15) pelo Prefeito Werner Rempel, no Gabinete do Centro Administrativo. O grupo, formado por 20 pessoas, propõe alterações em pontos do Decreto nº 178, assinado pelo Prefeito no dia 4 de agosto, e que prevê o regramento do comércio itinerante e fixo de lanches em via pública e praças. No mesmo dia, foi anunciada a notificação pela Prefeitura para saída de oito trailers que ocupam o espaço público da cidade. A reunião desta terça foi agendada através da presidente da Câmara de Vereadores, Anita Costa Beber, por solicitação dos comerciantes.

“A regulamentação que estabelecemos com o decreto atende a determinações previstas pelo Código de Posturas e pelo Plano Diretor da cidade. São questões que foram amplamente discutidas, não são novidade, e não visam terminar com esse tipo de atividade, mas sim organizar”, afirmou o Prefeito Werner Rempel. Entre as principais mudanças propostas pelos comerciantes está a ampliação do prazo para retirada dos trailers, que atualmente estabelece 90 dias, e do horário para funcionamento dos veículos móveis. Foi definida, durante a discussão, a formação de um Grupo de Trabalho para estudar alterações no decreto. O grupo será formado por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e dos comerciantes, que se comprometeram em definir uma comissão e oficializar as sugestões por escrito em reunião marcada para a próxima semana, mas ainda sem data definida.

Participaram da reunião os Secretários Geral de Governo e de Comunicação, Luciano Ribas, de Turismo e Eventos, Paulo Ceccim e o Chefe de Gabinete do Prefeito, Jarcedi Terra. Também acompanharam a discussão, além da presidente da Câmara, os vereadores Vilmar Galvão, Misiara Oliveira, Luiz Carlos Fort, Jorge Pozzobon, Cláudio Rosa, Isaías Romero, Loreni Maciel e Tubias Calil.

Notificações – Foi definido durante a discussão que as notificações para retirada de trailers fixos serão suspensas até a primeira reunião do Grupo de Trabalho.”




”Vereadores, representantes da prefeitura e vendedores de lanches rápidos discutem decreto que regulamenta a atividade

A presidente do Legislativo, Anita Costa Beber, oito vereadores, e mais de vinte vendedores de lanches rápidos foram recebidos pelo prefeito em exercício, Werner Rempel, na manhã desta terça-feira. Os comerciantes sugeriram mudanças no decreto, assinado no dia quatro de agosto, que regulamenta a exploração do comércio de lanches rápidos nas vias públicas de Santa Maria. Entre as principais reivindicações está a mudança no horário determinado pelo decreto, que permite a venda dos lanches das 19h à 1h. Outro artigo em que há discordância diz respeito aos locais onde não será autorizado o comércio de lanches como, por exemplo, praças e entornos e canteiros centrais de avenidas.

A reunião foi agendada pelos vereadores, que se colocaram à disposição da prefeitura para firmar uma parceria que facilite o acordo e sugeriram um prazo maior que 90 dias para a regularização das atividades. Werner Rempel afirmou que a intenção não é acabar com os lanches rápidos, mas sim, regrar a atividade. O prefeito reconheceu o papel da Câmara na intermediação de assuntos de interesse da comunidade e sugeriu que os vendedores formem uma comissão e formalizem o pedido. “Não queremos acabar com os lanches rápidos, apenas regrá-los”, destacou.

Na próxima quinta-feira, no Plenarinho da Câmara, os vendedores de lanches deverão se reunir para discutir os itens a serem modificados no decreto. Na próxima semana, uma comissão de proprietários de traileres e vans e vereadores irão participar de uma nova reunião, na sede da Cacism, para apresentar as reivindicações. A reunião desta terça-feira foi intermediada pela presidente do Legislativo, Anita Costa Beber. “Nós queremos encontrar uma solução”, ponderou Anita. Também estavam presentes os vereadores Vilmar Galvão, Jorge Pozzobom, Isaías Romero, Loreni Maciel, Luiz Carlos Fort, Tubias Calil, Misiara Oliveira e Cláudio Rosa.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo