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Varig. Não faltam problemas, mas novos donos falam em 45 aviões e 5,4 mil funcionários

Nesses primeiros momentos de vida nova, a Varig, agora controlada pela Varig Log, pretende operar com 12 aviões e 1,7 mil funcionários. Mas já faz planos para ter 45 aparelhos, e contratar (ou recontratar) outros 3,7 mil empregados. Tudo isso até o final do ano. Isto é, em menos de cinco meses.

Ninguém, a rigor, pode desmentir isso. Exceto os fatos. Mas não custa nada duvidar. Afinal, há que se ter recursos para tanto. Mas a empresa fala de suas prioridades nacionais e, também, internacionais – com prioridade dos vôos pra Buenos Aires, Caracas e Frankfurt. E, mais adiante, Milão e Londres.

Tudo isso consta de reportagem de Mônica Ciarelli, da sucursal carioca do jornal O Estado de São Paulo, tornada pública pela Agência Estado, que pertence ao mesmo grupo do OESP.

Quais as razões para duvidar? Uma delas é a própria dificuldade do momento. O repórter Alberto Komatsu, também da AE, e igualmente do Rio de Janeiro, dá conta de uma vitória da Varig Log nesta terça-feira, mas isso não significa um mar de rosas, muito pelo contrário.

Mas, pelo menos, os novos controladores da pioneira da aviação comercial brasileira conseguiram, por ora, recuperar os US$ 75 milhões bloqueados por liminar concedida pela Justiça Trabalhista – que atendera pedido de sindicatos de aeronautas cariocas e amazonenses, que pretendiam que o dinheiro fosse usado para quitar as rescisões de contrato dos 5,5 mil demitidos e os salários atrasados.. A JT, porém, foi considerada inapta, no caso, e o dinheiro está de novo disponível para investimentos e pagamento de fornecedores.

Como se pode perceber, a vida não será fácil para a nova Varig. Em todo caso, fiquemos com os planos otimistas do presidente do Conselho de Administração da Varig Log, Marco Antônio Audi, a fonte principal da reportagem de Mônica Ciarelli:

”Varig espera chegar a 45 aviões e 5,4 mil funcionários no fim do ano
A primeira fase da nova malha da Varig será operada com 12 aviões e 1,7 mil funcionários

A nova malha de vôos da Varig deverá ser operada até o final do ano com uma frota de 45 aviões e 5,4 mil funcionários. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo presidente do conselho de administração da VarigLog, Marco Antônio Audi, que esteve reunido com o juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pelo processo de recuperação judicial da companhia aérea.

O executivo não descartou a possibilidade de montar a nova frota da Varig com aeronaves da Embraer e da Airbus. Segundo ele, a primeira fase da nova malha da Varig será operada com 12 aviões e 1,7 mil funcionários. Na semana que vem, a expectativa é de aumentar a frota para 17 aeronaves.

Audi contou que a empresa vai mudar sua estratégia de arrendamento de aeronaves, que até agora estava concentrada no leasing operacional. Agora, a companhia pode também lançar mão do leasing financeiro, que permite a compra da aeronave no final do contrato.

O executivo disse ainda que a primeira fase da nova malha de vôos da Varig estará concentrada nas principais capitais brasileiras. No mercado internacional, o foco será…”


SE DESEJAR ler a íntegra desta reportagem, e também a que trata especificamente do desbloqueio dos US$ 75 milhões, pode fazê-lo acessando a página da Agência Estado na internet, no endereço http://www.estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/.

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