Artigos

Inveja, Medo, Raiva. Sentimentos positivos? – por Liliana de Oliveira

lilianaUm artigo recentemente escrito por Brett Bevell  e apresentado em www.lifehack.org/,  nos apresenta alguns comportamentos que a maioria das pessoas pensa que são negativos e que são realmente saudáveis. Segundo Brett, o comportamento mais saudável é simplesmente aquele que é o mais autêntico. No entanto, muitas vezes, evitamos os nossos próprios comportamentos autênticos pensando que eles não são saudáveis.

Por isso, olhar para estes comportamentos comuns que muitas vezes são considerados negativos de outro modo pode contribuir para nos tornarmos sujeitos com menos medo de manifestar aquilo que sentimos. Sentimentos como a raiva, o medo, a inveja podem ser extremamente importantes para nossa constituição enquanto sujeitos.

A raiva é algo que muitos de nós evitamos expressar, entretanto, expressar aquilo que sentimos pode ser libertador. “A raiva é simplesmente um tipo de energia emocional que se ergue em nós quando foram injustiçados e um limite pessoal foi atravessada. Estar com raiva e expressá-la de forma saudável pode criar uma mudança poderosa e positiva em nossas vidas”.

Chorar ou ter medo, assim como a raiva, é uma resposta emocional humana saudável para determinadas situações. “Chorar não só nos permite liberar nossa dor e tristeza, mas também envia um sinal para outros que somos abertos e vulneráveis, como seres humanos, tornando-nos mais atraentes como amigos e parceiros do que aqueles que nunca derramaram uma lágrima por qualquer motivo”.

A inveja, que sempre foi condenada, tida como pecado, pode ser um sentimento extremamente positivo quando nos move, nos mobiliza a querer e buscar aquilo que invejamos no outro. A inveja pode ser mobilizadora ao nos auxiliar a abandonar a condição que temos e buscar algo que possa nos fazer feliz.

Estar sozinho não tem de ser visto de forma negativa e muitas vezes pode significar que estamos apenas cortando algumas das atividades sociais que não são necessárias para mergulhar em um nível mais profundo de nosso ser. Em algumas situações, a coisa mais saudável que podemos fazer por nós mesmos é estar sozinho.

Quando sentimos e expressamos aquilo que sentimos damos chance a nós mesmos de perceber aquilo que se passa em nós. Quando somos autênticos, assumimos o risco de sermos honestos com os outros e com nós mesmos. Ser honesto consigo mesmo deveria ser um compromisso a ser assumido por todos nós. Por isso, espero que possamos rir, chorar, ter medo, se angustiar, se irritar, invejar, isto é, ser humano.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a imagem que ilustra este texto é uma reprodução de internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo