Arquivo

Análise. Lula queria a eleição amanhã. Já Alckmin adoraria mesmo que fosse daqui a 3 semanas

A partir de hoje estou incorporando Etevaldo Dias, experiente jornalista político baseado em Brasília, como um dos analistas dignos (na minha – nem sempre – humilde opinião) de que seus textos sejam aqui reproduzidos.

Não faltam, você haverá de convir, credenciais para ele. Etevaldo faz cobertura política há 30 anos, tendo atuado em muitos dos maiores veículos de comunicação impressa do País, inclusive o Jornal do Brasil e da revista Veja, para citar dois. Atualmente é titular de um blog no IG, um dos maiores portais e provedores de conteúdo da internet brasileira.

Na noite desta quinta-feira, por exemplo, ele avaliou as pesquisas do Ibope e do Vox Populi, divulgadas respectivamente pelas TVs Globo e Bandeirantes. Confira:

”Eleitor não reage a crise do dossiê

Está demorando mais do que o PSDB esperava a reação dos eleitores ao escândalo da compra de dossiês. O IBOPE divulgado ontem à noite pela Globo não registrou oscilações significativa na intenção de voto: Lula com 49%; Alckmin, com 30%, Heloisa Helena, 9%; Cristovam, 2% e Ana Maria Rangel, 1%. Lula tem a vantagem, de apenas pontos sobre a possibilidade de segundo turno.

A Vox Populi mostra números que deixam Lula mais tranqüilo: 18 pontos acima da soma de todos os candidatos, mantendo 51%; Alckmin, 27%. Heloisa, com 5% e Cristóvam, 1%.

Esta demora na reação do eleitor deixa o PSDB inquieto, mas, mesmo assim, cada vez mais amplia na cúpula do partido a convicção de haverá segundo turno. O senador Sérgio Guerra revelou a este blog, ontem à noite, que as pesquisas de grupo indicavam que o eleitor começava a entender a extensão do escândalo, depois de uma semana de bombardeio maciço da mídia. O Jornal Nacional vem dando de 12 a 15 minutos diários sobre o episódio.

Não é fácil mesmo entender toda a complexidade da compra do dossiê porque, afinal, denunciar escândalos dos adversários é uma prática comum na política. O que poderia sensibilizar o eleitor é o fato desta compra ter sido feita com dinheiro público ou de origem suja. A foto da pilha de R$ 1,75 milhão em um quarto de hotel seria ouro puro para a oposição. Mas parece difícil que venha a ser revelada nesta altura.

É por isso que o programa eleitoral de Geraldo Alckmin subiu o tom da indignação a níveis jamais atingidos. Agora com Alckmin tomando a iniciativa de pessoalmente bater em Lula, coisa que não tinha feito. A estratégia de mantê-lo como estadista defendida por Luiz Gonzáles, marqueteiro, foi trocada pelo estilo que o PFL sempre defendeu: desconstruir Lula para abrir caminho para Alckmin subir.

Lula no programa de ontem à noite fez uma defesa emocionada da sua honra. Usou o afastamento de seus assessores próximos como…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Etevaldo Dias na internet, no endereço http://blogdoet.blig.ig.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo