Arquivo

Caso do Dossiê. Agora, a opinião pró-Alckmin

Depois de ler um artigo que pode ser considerado francamente favorável a Lula, que não seria prejudicado pelas conseqüências do “escândalo do dossiê”, publico uma opinião frontalmente contrária. Isto é, eminentemente favorável a Geraldo Alckmin, beneficiado com um provável efeito negativo para o atual presidente.

Reproduzo a seguir texto publicado pelo jornalista Paulo Moreira Leite, repórter do jornal O Estado de São Paulo, e que já foi redator chefe da revista Veja e diretor de redação da Época, entre outras funções. O artigo a seguir foi extraído da blog do jornalista na internet, onde estava disponível nesta quarta-feira. Confira:



”Escândalo pode afetar blindagem de Lula para vencer no primeiro turno

Muitas pessoas olham para o DataFolha de ontem (terça), e dizem: Lula está blindado contra o escândalo da compra de dossiê e nada mudará até a votação. Os números mostram Lula segue com 50% das intenções de voto, Alckmin com 29% e assim por diante. Não acredito que nada vai mudar. E acho que as chances de Lula vencer no primeiro turno serão afetadas.

A experiência ensina que a grande massa do eleitorado leva dias para digerir uma novidade desse tamanho. As informações chegam à TV, depois à conversa de bar, ao bate-papo de amigos e à conversa entre vizinhos. É aí que o eleitor confirma seu voto, muda de idéia, pensa mais uma vez. Até 6a. feira passada, a eleição estava muito favorável a Lula. Hoje se encontra num horizonte de incertezas e dúvidas,que irão crescer na medida em que a população começar a falar sobre o assunto e inteirar-se de tantos detalhes escabrosos. O governo já está na defensiva, auxiliares diretos de Lula partem em revoada, as explicações causam constrangimento e repulsa mesmo entre petistas.

A reeleição no primeiro turno sempre foi uma disputa de dois ou três pontos – um punhado de eleitores que precisavam ser convencidos a votar a favor ou contra Lula, na última hora. Dias atrás, esse eleitorado indeciso, pouco fiel, parecia seduzido por Lula. Vai permanecer assim agora?

A última eleição espanhola virou 48 horas antes. Ocorreu um “fato novo” de bom tamanho: um atentado terrorista em Madri. Quando a população descobriu que o governo conservador divulgara uma mentira, para incriminar a oposição e ganhar votos, um eleitorado indignado correu às urnas e…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando a blog do jornalista na internet, no endereço http://blog.estadao.com.br/blog/?blog=22.

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo