Coluna Observatório. A seção “Luneta”

O resultado, se eleito ou não, é desimportante: o tucano Jorge Pozzobom assume posição de protagonista no debate sucessório municipal. Pode apostar.

Palpite e convicção: o edil campeão de votos do PSDB não será candidato a prefeito. Mas vai influenciar qualquer decisão dos partidos que se opõem aos petistas locais.

Não há quem torça mais para a retomada do trabalho normal na Câmara de Vereadores de Santa Maria que pelo menos dois projetos.

Um é o que proíbe o nepotismo no âmbito do Executivo e do Legislativo. Outro é o que regulamenta as diárias dos parlamentares. Ambos dormitam nas gavetas do legislativo.

Perguntinha impertinente: será que não houve caixa 2 de candidatura alguma, nesse episódio eleitoral que está encerrando?

Acredite: não houve campanha eleitoral mais morna (para não dizer gelada) do que a atual, em Santa Maria, nos últimos 25 anos, pelo menos.

A propósito: conhecidos os resultados das urnas, no máximo na madrugada de segunda, e já se saberá quem, por aqui, foi candidato a deputado ou a vereador.

Considerando que, pelas pesquisas, Germano Rigotto, do PMDB, tem lugar garantido no segundo turno (leia o texto de abertura da coluna), duas perguntas se impõem, dado o tiroteio verbal dos últimos dias.

A primeira: se o oponente do peemedebista for Olívio Dutra, como se comportará Yeda Crusius, do PSDB, que não poupou críticas ácidas ao atual governador, mesmo tendo seu partido participado do governo?

A segunda: e se a adversário de Rigotto for Yeda, os petistas vão apoiar o atual ocupante do Piratini, contra um “mal maior”?

Gostem ou não os beneficiados, é pra lá de óbvia a necessidade de uma discussão desapaixonada sobre a influência evidente das gratuidades e da meia passagem, para o custo da tarifa de ônibus urbano.

Não falta alegria e descontração, na edição desta semana do programa Claudemir Pereira Café. A ele compareceram os cartunistas Maucio e Elias, o escritor Orlando Fonseca e os músicos Tuni Brum e Pirisca Grieco.

Se você não viu na noite desta sexta, às 21h, tem outras duas oportunidades: às 12h30 deste sábado ou às 19h30 de domingo. No canal 20, da Net.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *