Arquivo

De fora. A sucessão presidencial brasileira, numa visão argentina, exposta no jornal “Clarin”

Esta é interessante. Normalmente, a imprensa brasileira, principal e especialmente a grandona, se preocupa em reproduzir a opinião européia (notadamente britânica) ou americana sobre as coisas brasileiras. Inclusive no que toca a eleições.

Por isso, parece-me importante a notícia veiculada na página de Eleições do portal Terra. Citando a BBC Brasil (olha os ingleses aí de novo), reproduz parcialmente reportagem feita pelos argentinos do Clarin, um dos principais jornais dos hermanos.

Os portenhos se dedicam a analisar o futuro das oposições brasileiras, na hipótese, cada vez mais provável, da vitória de Lula ainda no primeiro turno. Confira:

”Clarín: oposição brasileira ameaça se despedaçar

A oposição política brasileira ameaça se desintegrar se os resultados das pesquisas de intenção de voto forem confirmados nas eleições de 1º de outubro, diz reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal argentino Clarín.

“Os opositores de Lula nunca tiveram uma unidade ideológica séria. Agora, sua aliança está a caminho de se despedaçar”, afirma o jornal, prevendo o fim da aliança de 12 anos entre o PSDB e o PFL.

Além disso, destaca o jornal, há ameaças de rompimento dentro do próprio PSDB. “A razão é simples: há uma briga feroz entre o ex-mandatário que governou até 2002 (Fernando Henrique Cardoso) com o resto de seu partido”, diz a reportagem.

O Clarín relata a disputa entre o grupo do ex-presidente e o do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, considerado um dos nomes mais cotados do partido para a disputa…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página de Eleições do Portal Terra na internet, no endereço http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo